RJ, 20 a 26 de março – Workshop gratuito debate sobre remoção de nutrientes nas águas e efluentes

 

Parceria entre Poli-UFRJ e a Universidade de Stuttgart (USTUTT) traz novidades sobre as principais tecnologias de tratamento de efluentes.

 

RJ, 20 a 26 de março - Workshop gratuito debate sobre remoção de nutrientes nas águas e efluentes

 

Com objetivo de debater a respeito de como remover nutrientes presentes na água e efluentes, e adequá-los para o padrão de qualidade vigente, a Escola Politécnica da UFRJ (Poli-UFRJ), através do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA), em parceria com a Universidade de Stuttgart (USTUTT) e o Instituto de Química Verde do SENAI/FIRJAN, promove entre os dias 20 a 26 de março, das 9h às 18h, o workshop “Remoção de nutrientes de esgotos sanitários e efluentes industriais”, no auditório André Rebouças, do Centro de Tecnologia.

O encontro pretende contextualizar o tema e analisar o panorama Brasil-Alemanha, abordando as principais tecnologias de tratamento a partir de estudos de casos apresentados por professores e profissionais de empresas brasileiras e alemãs. Também estão previstas palestras, visitas técnicas e atividades em laboratórios.

Segundo o coordenador do evento e professor da Poli-UFRJ, Isaac Volschan, “o workshop trará conhecimento e experiência aos alunos e profissionais de mercado sobre as melhores práticas adotadas em países que são referência no assunto, além de conceitos de aplicação tecnológica, procedimentos de gestão, gerenciamentos de efluentes e legislação”.

A inscrição é gratuita, mas todos os alunos terão como pré-requisito ter cursado disciplinas afins ao tema. Serão disponibilizadas 45 vagas, sendo 10 reservadas para concessionárias prestadoras de serviços de esgotamento sanitário. No final, os participantes receberão um Certificado de Participação, emitido pela coordenação do workshop.

Quem estiver interessado em participar, deve efetuar a inscrição na secretaria do Drhima, que fica na sala D-202, sendo obrigatória a apresentação do histórico acadêmico. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3938-7982 ou 3938-7994 ou pelo e-mail secretaria.drhima@poli.ufrj.br.

Serviço:

Workshop “Remoção de nutrientes de esgotos sanitários e efluentes industriais”

Data: 20 a 26 de março
Horário: 9h às 18h
Local: Av. Athos da Silveira Ramos, 149, bloco D – Sala D-220 – Centro de Tecnologia
Inscrição gratuita.

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/03/2019

"RJ, 20 a 26 de março – Workshop gratuito debate sobre remoção de nutrientes nas águas e efluentes," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/03/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/03/18/rj-20-a-26-de-marco-workshop-gratuito-debate-sobre-remocao-de-nutrientes-nas-aguas-e-efluentes/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

3 comentários em “RJ, 20 a 26 de março – Workshop gratuito debate sobre remoção de nutrientes nas águas e efluentes

  1. RJ, 20 a 26 de março – Workshop gratuito debate sobre remoção de nutrientes nas águas e efluentes

    RJ, 20 a 26 de março – Workshop gratuito debate sobre remoção de nutrientes nas águas e efluentes
    Notícia by Redação – 18/03/20190
    Compartilhe

    Parceria entre Poli-UFRJ e a Universidade de Stuttgart (USTUTT) traz novidades sobre as principais tecnologias de tratamento de efluentes.

    “RJ, 20 a 26 de março – Workshop gratuito debate sobre remoção de nutrientes nas águas e efluentes.”
    [Título do artigo].

    CONSIDERO O EVENTO IMPORTANTE COMO MEIO DE DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS, entretanto, com vistas à aplicação prática desses conhecimentos, devemos estar cientes de que não ocorrerá.

  2. Considero o evento importante como meio de transmissão de conhecimentos, entretanto, quanto à aplicabilidade prática desses conhecimentos, necessário se faz que estejamos cientes de que jamais ocorrerá.

  3. Valdeci, boa noite.
    Acho a medida muito importante e não tenho dúvidas de que poderá ser implantada.
    A Resolução do Conama que trata do assunto é muito rigorosa com relação à presença de nitrogênio e fósforo nos efluentes domésticos e industriais.

Comentários encerrados.

Top