EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Do bullying à loucura, artigo de Montserrat Martins

 

Bullying
Bullying. Foto: EBC

 

[EcoDebate] “Obessão por games, abandono dos pais e bullying marcaram vida de atirador”, diz matéria jornalística sobre a tragédia paulista, onde dois jovens mataram outros oito e se mataram. Sequer usavam drogas, segundo a reportagem que ouviu familiares, que não imaginavam a possibilidade de comportamento violento.

Como já aconteceu em casos semelhantes, em várias partes do mundo, os homicidas/suicidas tinham sido vítimas de bullying de colegas. Estratégias de enfrentamento do bullying no ambiente escolar se tornam indispensáveis, no contexto do mundo atual.

Mas outro fator relacionado ao caso requer mais atenção ainda e é mais difícil de resolver: a desestruturação familiar, que é de assustadora frequência no nosso país, com jovens fruto de relações eventuais, que resultam sem ser criados nem pela mãe e nem pelo pai, mas por avós.

Por mais amorosos que sejam os avós, muitas vezes chamados de mãe e pai pelos jovens, porque desempenharam esses papéis, eles não podem impedir o sentimento de rejeição com o qual as crianças crescem, sabendo que os genitores biológicos não desejaram criá-los.

Quando vem a sofrer bullying na escola, que pode ser muito violento psicologicamente, sentimentos de rejeição inconscientes, traumas do passado, podem vir à tona e desestruturar o ego frágil desses jovens, pois a vivência da desestruturação familiar pode resultar, sim, na introjeção desses conflitos e na desorganização da identidade pessoal, cujo grau extremo é a psicose, a popular “loucura”.

Transtornos mentais são considerados, hoje, como decorrentes de fatores múltiplos e não únicos, ou seja, de um somatório de fatores biológicos, psicológicos e sociais. O bullying pode ser o fator social desencadeante, o “estopim” de uma explosão de conflitos e traumas psicológicos nunca resolvidos e que podem viver no inconsciente durante décadas, só se manifestando de modo trágico já entre a adolescência e a vida adulta, como no caso dos dois jovens homicidas/suicidas.

O fato é que por mais grave que seja o bullying ele, por si só, não poderia “enlouquecer” jovens psicologicamente sadios e com adequado apoio emocional familiar que, quando vítimas de agressões psicológicas fora de casa, encontram apoio em casa ou são encaminhados pela família para o adequado apoio profissional.

Se já tem sido difícil para as escolas ter ações preventivas contra a cultura do bullying, imagine a dificuldade de prevenir, enfrentar e resolver o problema da desestruturação familiar. Mesmo assim, é tarefa imprescindível para nossa sociedade.

 

Montserrat Martins, Colunista do EcoDebate, é Psiquiatra, autor de “Em busca da alma do Brasil”.

 

Nota da Redação: sobre o tema bullying sugerimos que leia, também

Com A Pandemia E O Distanciamento Social, Bullying Migrou Para Os Meios Digitais

Quase 30% Dos Adolescentes De São Paulo Afirmam Ter Sofrido Bullying, Indica Estudo Da FM-USP

Bullying: A Responsabilidade Também É Dos Pais E Da Escola

Bullying: Como Evitar Uma Tragédia?

Como Perceber Se Uma Criança Está Sofrendo Bullying

Bullying: Quando O Seu Filho É O Agressor

Automutilação, Suicídio E Bullying: O Que Podemos Aprender A Baleia Azul E 13 Reasons Why

As 13 Razões Do Bullying

Um Em Cada Dez Estudantes No Brasil É Vítima Frequente De Bullying Nas Escolas

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/03/2019

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.