Sinopse e vídeo sobre a relações entre o crescimento do consumo de energias fósseis, do PIB, da população e do C02

 

videocast

 

Por Tomas Togni Tarquinio

Podemos afirmar que a modernidade nasce com o emprego das energias fósseis. Antes da revolução industrial a humanidade era tributária de energias renováveis, particularmente da energia humana e a dos animais. Mesmo antes do neolítico, o homem empregou a força dos seus músculos para uma produção de bens e serviços extremamente pequena. O salto na produção ocorre com a revolução industrial.

Onde há transformação, há emprego de energia. Quanto maiores forem as quantidades de energia injetadas em um sistema, maiores serão as transformações operadas neste sistema. Sem aumento do consumo de energia, não há aumento do PIB.

Com o advento das energias fósseis, carvão, petróleo e gás natural, os setores produtivos da economia jamais conheceram um processo de crescimento da produção de bens e consumo semelhante ao atual, o qual está provocando transformações importantes no meio natural.

Depois da máquina a vapor, houve crescimento vertiginoso da produção de bens e serviços (riqueza), crescimento da população e crescimento dos gases de efeito estufa. E as energias fósseis são as responsáveis por pelas transformações que ocorrem desde a revolução industrial.

 

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/03/2019

Sinopse e vídeo sobre a relações entre o crescimento do consumo de energias fósseis, do PIB, da população e do C02, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 1/03/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/03/01/sinopse-e-video-sobre-a-relacoes-entre-o-crescimento-do-consumo-de-energias-fosseis-do-pib-da-populacao-e-do-c02/.

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Um comentário em “Sinopse e vídeo sobre a relações entre o crescimento do consumo de energias fósseis, do PIB, da população e do C02

Comentários encerrados.

Top