EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Água contaminada afeta quase 60% dos pacientes com doenças gástricas em Campina Grande, por João Suassuna

 

O açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão de Cabaceiras, abastece Campina Grande e outras 18 cidades
O açude Epitácio Pessoa, localizado em Boqueirão de Cabaceiras, abastece Campina Grande e outras 18 cidades. Foto: Fundaj

 

Meus Prezados,

Em 2016, publiquei um artigo no EcoDebate intitulado, “A questão hídrica atual do Nordeste seco, no qual, dentre outras questões, abordei o assunto do acometimento de  doenças em populações abastecidas com águas de má qualidade.

Nesse artigo, me referia às águas do Rio São Francisco, quando utilizadas para fins de abastecimento humano. Ao ler a matéria do G1 PB, me deparo com uma situação que já vinha tratando como certa, nas minhas atividades profissionais diárias. Segundo a matéria, cerca de 60% dos pacientes com doenças gástricas, em Campina Grande, foram afetados com algum contaminante existente nas águas ali servidas.

Ora, a principal fonte de abastecimento dos campinenses é o açude de Boqueirão de Cabaceiras, o qual foi alimentado, recentemente, com as águas do Santo Chico, por intermédio do projeto da Transposição. Uma coincidência muito grande, que eu particularmente não gostaria que tivesse ocorrido. Mas o fato é que ela ocorreu, e o assunto é grave! Quando um projeto dessa envergadura apresenta problemas técnicos, os engenheiros e profissionais da área vão lá e resolvem esses problemas.

Mas no caso de surtos de doenças em populações, ocasionados por vetores veiculados pela água que está sendo ofertada, a questão muda de figura e precisa ser encarada sob outra ótica, porque, no caso, estão em jogo vidas humanas. A questão de Boqueirão é agravada, ainda, pela existência de denúncias de fortes odores de esgotos e de sabores estranhos em suas águas, o que nos leva a concluir pela possibilidade de que as águas do Rio São Francisco já possam ter alguma influência nesse quadro.

Creio que acendeu a luz amarela para que as autoridades comecem a tomar as providências necessárias, na condução desse assunto, tendo em vista a possibilidade do agravamento da situação.

A região está fora de sua quadra chuvosa, o projeto da Transposição está momentaneamente paralisado, devido a reparos no Eixo Leste do projeto, e a represa continua enviando água para Acauã (açude localizado a sua jusante) e, todo esse processo, juntamente com a intensa evaporação existente no espelho d´água de Boqueirão, tende ao aumento da concentração de poluentes no interior da represa.

É preciso celeridade para a solução desses problemas, a fim de que os campinenses possam voltar à normalidade de suas vidas. Circulei a informação em rede e a encaminhei para edição no  Observa Fundaj

http://www.suassuna.net.br/2018/09/agua-contaminada-afeta-quase-60.html

João Suassuna – Eng° Agrônomo e Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 25/09/2018

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

3 thoughts on “Água contaminada afeta quase 60% dos pacientes com doenças gástricas em Campina Grande, por João Suassuna

  • Paulo Afonso da Mata Machado

    O Eng. João Suassuna chama atenção para um importante problema: a precariedade do tratamento de água em muitas de nossas estações.
    Não sabia que a transposição para o açude Boqueirão estava parada, o que leva a maior precariedade da qualidade da água no açude.
    Isso, no entanto, não é desculpa para fornecer água de qualidade inferior à população.
    Pedimos ao João que entre em contato com a CAGEPA e peça para serem divulgadas as análises da água distribuída à população. Desta forma, será prestado um grande serviço à população de Campina Grande.

  • Paulo Afonso da Mata Machado

    O Eng. João Suassuna chama atenção para um fato preocupante: a população de Campina Grande está consumindo água contaminada.
    Entrei no site do engenheiro e vi a declaração do pesquisador Diniz Basílio de que ”e preciso melhorar a água não tratada da cidade”.
    Conclui-se, portanto, que as pessoas contaminadas são as que consomem água não potável. É preocupante, mas pelo menos nos leva a confiar no tratamento da água.

  • Paulo Afonso da Mata Machado

    Felizmente, não há relação entre a água contaminada de Campina Grande e a transposição do Rio São Francisco.

Fechado para comentários.