Perda de biodiversidade aumenta o risco de ‘extinção em cascata’

 

pesquisa

 

Perda de biodiversidade aumenta o risco de ‘extinção em cascata’

UNIVERSIDADE DE EXETER*

Nova pesquisa mostra que a perda de biodiversidade pode aumentar o risco de “extinção em cascata”, onde uma perda inicial de espécies leva a um efeito dominó de novas extinções.

Os pesquisadores da Universidade de Exeter mostraram que existe maior risco de extinção em cascata quando outras espécies não estão presentes para preencher a “lacuna” criada pela perda de uma espécie.

Mesmo que a perda de uma espécie não cause diretamente a extinção, o estudo mostra que isso leva a comunidades ecológicas mais simples que correm maior risco de “extinção” com a perda potencial de muitas espécies.

Com as taxas de extinção em seus níveis mais altos de sempre e com numerosas espécies sob ameaça devido à atividade humana, os resultados são um aviso adicional sobre as conseqüências da erosão da biodiversidade.

“As interações entre espécies são importantes para a estabilidade do ecossistema (uma comunidade de espécies interagindo)”, disse o Dr. Dirk Sanders, do Centro de Ecologia e Conservação do Campus Penryn da Universidade de Exeter, em Cornwall. “E porque as espécies estão interligadas através de múltiplas interações, um impacto em uma espécie também pode afetar os outros.

“Previu-se que as redes alimentares mais complexas serão menos vulneráveis às extinções em cascata, porque existe uma maior chance de que outras espécies possam amortecer os efeitos da perda de espécies.

“Em nosso experimento, usamos comunidades de plantas e insetos para testar essa previsão”.

Os pesquisadores removeram uma espécie de vespa e descobriram que isso levou a extinções secundárias de outras espécies, indiretamente ligadas, ao mesmo nível da rede alimentar.

Este efeito foi muito mais forte em comunidades simples do que para a mesma espécie em uma rede alimentar mais complexa.

O Dr. Sanders acrescentou: “Nossos resultados demonstram que a perda de biodiversidade pode aumentar a vulnerabilidade dos ecossistemas às extinções secundárias que, quando ocorrem, podem levar a uma maior simplificação causando cascatas de extinção”.

O estudo, apoiado pela Universidade francesa da Sorbonne, é publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences .

O artigo é intitulado: “Trophic redundancy reduces vulnerability to extinction cascades.” e está disponível em https://ore.exeter.ac.uk/repository/handle/10871/31202

Como funcionam as extinções em cascata

A perda de um predador pode iniciar uma cascata, como no caso de lobos, onde sua extinção em uma montanha pode causar um grande aumento no número de cervos. Este número maior de veados, em seguida, come mais material vegetal do que teria antes. Esta redução da vegetação pode causar extinções em qualquer espécie que também dependa das plantas, mas são potencialmente menos competitivas, como coelhos ou insetos.

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 21/02/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Um comentário em “Perda de biodiversidade aumenta o risco de ‘extinção em cascata’

  1. A perda da biodiversidade atual é causada pela superpopulação de seres humanos.

Comentários encerrados.

Top