CO2: Pesquisadores europeus questionam o potencial das Tecnologias de Emissão Negativa

 

EASAC*

Em um novo relatório do Conselho Consultivo de Ciências das Academias Europeias (EASAC), cientistas seniores de toda a Europa avaliaram o potencial de contribuição das tecnologias de emissão negativa (Negative Emission Technologies – NETs) para permitir que a humanidade atinja os objetivos do Acordo de Paris de evitar mudanças climáticas perigosas.

 

Negative emission technologies: What role in meeting Paris Agreement targets?

 

Eles acham que as NETs têm “potencial realista limitado” para deter aumentos na concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, na escala prevista nos cenários do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Este novo relatório conclui que nenhum das NETs tem potencial para entregar remoções de carbono na escala gigaton (Gt) e na taxa de implantação prevista pelo IPCC, incluindo reflorestamento, arborização, agricultura favorável ao carbono, bioenergia com captura e armazenamento de carbono (BECCs), intemperismo melhorado, fertilização oceânica,

“Cenários e projeções que sugerem que a contribuição futura da NET para a remoção de CO2 permitirá que os objetivos de Paris sejam atendidos parecem otimistas com base nos conhecimentos atuais e não devem constituir a base do desenvolvimento, análise e comparação de cenários de vias de energia de longo prazo para a UE. Confiar em NETs para compensar falhas para mitigar adequadamente as emissões pode ter sérias implicações para as gerações futuras “, afirmam as academias científicas européias.

 

Referência:

Negative emission technologies: What role in meeting Paris Agreement targets?
https://easac.eu/fileadmin/PDF_s/reports_statements/Negative_Carbon/EASAC_Report_on_Negative_Emission_Technologies.pdf

 

Fonte: European Academies’ Science Advisory Council (EASAC)

 

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 05/02/2018

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top