As mudanças climáticas reduzirão a produtividade das principais culturas, como trigo, arroz e milho

 

Plantação de milho
Foto: Elza Fiuza, ABr/EBC

 

As mudanças climáticas terão um efeito negativo sobre as principais culturas, como o trigo, o arroz e o milho, de acordo com um importante relatório científico divulgado na terça-feira que analisou 70 estudos prévios sobre aquecimento global e agricultura

Os especialistas analisaram pesquisas anteriores, que utilizaram uma variedade de métodos, simulando como as culturas reagirão às mudanças de temperatura na escala global e local, bem como modelos estatísticos baseados em tempo histórico e dados de rendimento, para experiências de aquecimento de campo artificial.

Todos esses métodos “sugerem que as temperaturas crescentes provavelmente terão um efeito negativo sobre os rendimentos globais de trigo, arroz e milho”, afirmou o relatório no Proceedings of the National Academy of Sciences , publicação norte-americana revisada por pares.

“Cada aumento de um grau Celsius na temperatura média global estima-se uma redução da produtividade global média de trigo em seis por cento”, diz o relatório. Os rendimentos de arroz seriam reduzidos em 3,2 por cento e o milho em 7,4 por cento para cada grau de aquecimento Celsius (quase dois graus Fahrenheit).

As estimativas dos rendimentos da soja não sofreram alterações significativas.

Essas quatro culturas são fundamentais para a sobrevivência da humanidade, fornecendo dois terços da nossa ingestão calórica.

O aumento da temperatura, provavelmente, faria com que os rendimentos aumentassem em alguns locais, diz o relatório.

Mas, em sua maior parte, a tendência geral, em todo o planeta, é descendente, sinalizando que são necessárias medidas para se adaptar ao clima de aquecimento e alimentar uma população mundial em constante expansão.

Referência:

Temperature increase reduces global yields of major crops in four independent estimates, Chuang Zhao, PNAS, DOI: 10.1073/pnas.1701762114 , http://www.pnas.org/content/early/2017/08/10/1701762114

Publicação:

Proceedings of the National Academy of Sciences

Fonte: Science X / Phys.org

 

*Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 17/08/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top