A crise pela redução das florestas e da vida selvagem

 

Caros colegas,

Este breve ensaio (http://voices.nationalgeographic.com/2017/02/08/reversing-empty-forest-syndrome-in-southeast-asia/) e o arquivo anexo [ Wildlife-snaring crisis in Asian forests : 170216 Asian snaring crisis] sublinham uma crescente crise ambiental – um tsunami silencioso – a redução da vida selvagem em muitas florestas do mundo.

Tendo acabado de voltar do Congo, posso atestar a rapidez com que este tsunami está se espalhando. Onde uma vez que somente os pigmeus caçaram, hoje, os abatedouros industriais, os construtores chineses de estradas e os caçadores comerciais abundam.

Ainda se pode ver elefantes e gorilas, mas só depois de ir fundo na floresta. E até lá se encontram animais abatidos, como este elefante da floresta, cujo rosto foi cortado pelos caçadores furtivos para remover as suas presas de marfim.

carcaça de elefante
Foto: William F. Laurance

Att,

Bill

William F. Laurance, PhD, FAA, FAAAS, FRSQ
Distinguished Research Professor
Australian Laureate & Prince Bernhard Chair in International Nature Conservation (Emeritus)
Director of the Centre for Tropical Environmental and Sustainability Science (TESS)

 

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 16/02/2017

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate, ISSN 2446-9394,

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top