EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Doria, Alckmin e as enchentes, artigo de Álvaro Rodrigues dos Santos

 

artigo de opinião

 

[EcoDebate] A cada nova eleição renovam-se as esperanças de que algo de mais efetivo vá ser feito no combate às enchentes que castigam a Bacia do Alto Tietê, o que vale dizer, a Região Metropolitana de São Paulo. Mas para que essa expectativa realmente se concretizasse seria essencial, como ponto de partida, que as novas autoridades definitivamente se convencessem do enorme fracasso da atual e velha estratégia de combate às enchentes centrada essencialmente na ampliação das calhas dos rios principais e na implantação de piscinões.

Mais, também seria indispensável que as novas autoridades reunissem a grandeza e a coragem cívicas para confrontar os grandes interesses empresariais privados que se estabeleceram no atendimento da referida velha estratégia.

Houve uma leve esperança que a eleição de Haddad pudesse vir a significar uma saudável mudança de rota na gestão do problema. Doce ilusão que se desfez logo aos primeiros meses de sua administração, quando ficou a todo o meio técnico bastante claro que o novo prefeito de São Paulo havia feito, nessa matéria, a comum opção pelo acomodamento aos interesses estabelecidos.

Tudo indica que na gestão Dória sequer a ingênua ilusão de alterações na estratégia
se faça presente, uma vez que o novo Prefeito acaba de anunciar o foco estratégico de seu programa de combate às enchentes: a construção de algumas dezenas de novos piscinões. Quando se sabe que a decisão pela implantação de um piscinão, pelos enormes males que causa à cidade, deveria ser a última das últimas alternativas, e não o carro chefe de um programa.

Bom relembrar a equação básica das enchentes urbanas: “volumes crescentemente maiores de águas pluviais, em tempos sucessivamente menores, sendo escoados para drenagens naturais e construídas progressivamente incapazes de lhes dar vazão”. Ou seja, a cidade, por força de sua impermeabilização, perde a capacidade de reter as águas de chuva, lançando-as em grandes volumes e rapidamente sobre um sistema de drenagem – valetas, galerias, bueiros, córregos, rios – que já não consegue mais lhes dar a devida vazão. Aí, as enchentes.

Excessiva canalização de córregos e o enorme assoreamento de todo o sistema de drenagem por sedimentos oriundos de processos erosivos urbanos e por toda ordem de entulhos de construção civil e lixo urbano compõem fatores adicionais que contribuem diretamente com o desastre. Essa mesma equação macabra vale para a maior parte das enchentes urbanas em cidades brasileiras.

Ou seja, sem a eliminação das causas da doença, não há como curar o doente. Mas a quem interessa, senão somente à sociedade, o combate à erosão e a decorrente redução do assoreamento de nossos rios? Certamente os interessados não seriam aqueles que faturam alto com as infindáveis operações de desassoreamento e ampliação das calhas do Tietê e afluentes. A quem interessa promover medidas voltadas ao aumento da capacidade de retenção de águas de chuva – reservatórios domésticos e empresariais para acumulação e infiltração de águas de chuva, calçadas e sarjetas drenantes, pátios e estacionamentos drenantes, valetas, trincheiras e poços drenantes, multiplicação dos bosques florestados por todo o espaço urbano, etc. ? Certamente não estariam entre os interessados aqueles que hoje se beneficiam da contratação de projetos, da execução e da manutenção de piscinões, verdadeiros atentados urbanísticos, financeiros, sanitários e ambientais.

Essa é a cristalina verdade, e, como Ele nos disse, somente ela nos libertará.

Geól. Álvaro Rodrigues dos Santos (santosalvaro@uol.com.br)
Ex-Diretor de Planejamento e Gestão do IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas
Autor dos livros “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”, “A Grande Barreira da Serra do Mar”, “Diálogos Geológicos”, “Cubatão”, “Enchentes e Deslizamentos: Causas e Soluções”, “Manual Básico para elaboração e uso da Carta Geotécnica”.
Consultor em Geologia de Engenharia e Geotecnia
Articulista e Colaborador do Portal EcoDebate

 

in EcoDebate, 10/01/2017

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

3 thoughts on “Doria, Alckmin e as enchentes, artigo de Álvaro Rodrigues dos Santos

  • Excelente resumo das causas e das medidas que deveriam ser implementadas. Me parece essencial que mudemos a nossa visão da chuva, de um “problema” do qual devemos nos livrar o mais rápido possível para a de um recurso valioso que pode nos ajudar a complementar nossa demanda por água.
    A chuva sempre existiu e sempre existirá, se nos causa problemas não é culpa dela, mas resultado da forma equivocada com a qual lidamos com ela.

  • Álvaro, não entendi bem por que os piscinões são verdadeiros atentados urbanísticos, financeiros, sanitários e ambientais.
    Você poderia detalhar os malefícios dos piscinões e por que o Japão construiu um grande piscinão subterrâneo?

  • Paulo Afonso,
    Passa-me seu e-mail e eu lhe envio artigo meu em que detalho esses aspectos.
    Abs
    Álvaro

Fechado para comentários.