As falsas notícias têm influenciado mais a opinião pública que os relatos factuais ou análises

 

O papel desagregador das redes sociais

Por Marilia Fiorillo, Rádio USP

 

mídias sociais

 

A proliferação das chamadas redes sociais – blogs, sites, Facebook, etc. – tem sido uma das causas mais eficazes da corrosão das democracias.

Paradoxal? Nem tanto, se considerarmos que são elas, as redes sociais, as principais disseminadoras de falsas notícias. Durante o processo eleitoral americano, mentiras e calúnias foram muito mais lidas, replicadas e influentes na formação da opinião pública que o noticiário tradicional, submetido, ao menos, ao critério de verossimilhança. O Facebook, dizem, foi o grande eleitor de Trump.

Na era da pós-verdade, como bem definiu o dicionário Oxford, o sensacionalismo, a irresponsabilidade, a mentira crassa, calúnia e distorções chegaram a seu ápice, vejam bem, na preferência do leitor (ou visualizador), atualmente mais atraído por escândalos tuitados do que propenso à monótona tarefa de ler, destrinchar e comparar fatos e análises.

 

in EcoDebate, 13/12/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top