Videocast: Queimadas causam ciclo maléfico para o meio ambiente

 

queimada

 

Gabriel Zacharias, chefe do Centro Especializado Pevfogo Ibama, explica que este é um dos períodos mais críticos da história recente do Brasil em relação aos incêndios florestais. De acordo com ele, são 169 mil focos de calor por ano, e “o incêndio florestal emite os gases causadores do efeito estufa, principalmente o gás carbônico, que faz com que fique mais seco, consequentemente, mais incêndios, que aumentam a temperatura, maior exposição do solo ao sol, causa empobrecimento e, na época da chuva, esse solo é carregado para os rios, causando assoreamento, virando um ciclo.”

Produzir queimadas para preparar o solo para plantação é uma técnica ultrapassada. As folhas secas protegem o solo do calor do sol, mantém a umidade, o que é bom para terra. O incêndio florestal pode ser evitado. Existem outras maneiras de produzir sem utilizar o fogo.

 

Do Portal Brasil, in EcoDebate, 03/11/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Top