EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Comissão do Senado aprova projeto que torna vaquejada manifestação da cultura nacional

 

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou na terça-feira (1º) projeto de lei que torna a vaquejada patrimônio cultural imaterial e manifestação da cultura nacional. A proposta é uma tentativa de reverter decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de considerar a prática inconstitucional, por estar ligada a maus-tratos de animais.

Durante a discussão do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 24/2016, do deputado Capitão Augusto (PR-SP), o senador Roberto Muniz (PP-BA) defendeu a vaquejada e disse que a prática é diferente das touradas, por exemplo, em que não há “carinho” entre o homem e os animais, segundo ele.

Brasília - Manifestantes protestam contra decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir a vaquejada no país (José Cruz/Agência Brasil)
Manifestantes protestam contra decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir a vaquejada no país. Foto: José Cruz/Agência Brasil
 

“Diferente de outros esportes, em outros países, como a tourada, onde a luta era entre o toureiro verso o touro, do ser humano verso o seu animal, na verdade esse esporte [vaquejada] nasce de uma necessidade e do carinho que o vaqueiro tem pelo animal”, disse.

Segundo Muniz, esse “carinho” é demonstrado durante a vaquejada. “Ele derruba e traz o animal com muito carinho”, disse o senador.

Sobre as acusações de maus-tratos nos eventos, o senador disse que o bem-estar dos animais também está comprometido em outras situações e que isso não justifica a decisão judicial. “Colocar um animal pet dentro de um apartamento ou dentro de uma gaiola de 50 centímetros quadrados é cuidar do bem-estar do animal?”, questionou.

O PLC aprovado hoje pela comissão do Senado transformar as práticas de montarias, provas de laço, apartação, bulldog, provas de rédeas, provas dos Três Tambores, Team Penning e Work Penning, paleteadas e outras provas típicas, como Queima do Alho e concurso do berrante, em expressões artístico culturais, e as eleva à condição de manifestações da cultura nacional e de patrimônio cultural imaterial.

Da Agência Brasil, in EcoDebate, 03/11/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

2 thoughts on “Comissão do Senado aprova projeto que torna vaquejada manifestação da cultura nacional

  • Lamentável, estamos falando de animais censientes. Derrubar o animal com carinho? Como quase tudo nesse país não há qualidade no que se faz e no que se fala. Proponho dar uma rasteira nos senadores deputados e todos que apoiam a vaquejada, jogando-os no chão de bunda ou de cara e depois levantá-los e abraçá-los, demonstrando um h ipócrita carinho.
    Duro é engolir esses discursos, em nome da cultura, do imaterial da humanização. Até a retórica esta corrompida nesse país.

  • lucienne symonowicz

    Infeliz comentário, com pretensão à ironia, sem atingir o objetivo.
    Retrocesso brutal , quando já se tem consciência do afeto e da inteligência dos animais. Pêsames a quem assinou tal decreto, que sejam banidos para quando houver vaquejadas no inferno.

Fechado para comentários.