EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Moratória da Soja é renovada por tempo indeterminado

 

A Moratória da Soja, acordo feito entre governo, setor produtivo e sociedade civil para garantir que a soja brasileira só tenha acesso ao mercado de commodities caso a produção não esteja envolvida com desmatamento, trabalho escravo ou ameaças a terras indígenas, foi renovada ontem (9) por tempo indeterminado.

O documento, assinado em cerimônia no Ministério do Meio Ambiente, prorroga a moratória “até que ela não seja mais necessária”. O compromisso foi ratificado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e pelos coordenadores do Grupo de Trabalho da Soja (GTS): o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais, Carlo Lovatelli, o diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais, Sergio Mendes, e o estrategista sênior de florestas do Greenpeace, Paulo Adario.

Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anuncia novos rumos da Moratória da Soja e apresenta dados do monitoramento do plantio de soja na Amazônia (Elza Fiuza/Agência Brasil)
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anuncia novos rumos da Moratória da Soja e apresenta dados do monitoramento do plantio de soja na Amazônia. Foto:  Elza Fiuza/Agência Brasil
 

O GTS monitora o cumprimento do acordo a partir da análise de imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da avaliação estatística feita em visitas de campo e sobrevoos, a partir da auditagem dos contratos entre fazendeiros e empresas compradoras.

Segundo o Greenpeace, “a Moratória da Soja é um dos melhores exemplos de como o desmatamento zero pode ser colocado em prática e a prova de que acabar com a destruição da Amazônia é vantajoso para todos”.

A moratória foi estabelecida em 2006 e é considerada uma contribuição importante para a redução do desmatamento na Amazônia, por desestimular a produção em áreas ilegais. Pelo acordo, as empresas comercializadoras não podem comprar soja de áreas que foram desmatadas após a assinatura da moratória. A data de referência foi mudada para 2008 para se alinhar ao novo Código Florestal. Desde então, a moratória vinha sendo renovada anualmente.

A soja lidera a pauta de exportações de commodities agrícolas do Brasil. Em 2015, o grão, o farelo e o óleo de soja geraram receita de US$ 31,27 bilhões.

Por Maiana Diniz, da Agência Brasil, in EcoDebate, 10/05/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.