Mercúrio de garimpos ilegais contamina índios Yanomami

 

contaminação por mercúrio

 

A retomada dos garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami, em Boa Vista, Roraima, está ameaçando o meio ambiente e as populações de índios locais. De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz na região, o consumo de peixes contaminados pelo mercúrio utilizado na extração do ouro é a principal causa do envenenamento dos índios. Hoje na aldeia de Aracaçá, por exemplo, 92% das pessoas apresentam índice de mercúrio no organismo acima do limite indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O estudo foi conduzido pela Fiocruz e pelo Instituto Socioambiental (ISA), com a participação do Laboratório de Química da PUC/RJ, por solicitação da Hutukara Associação Yanomami (HAY).

Leia a reportagem completa.

Confira abaixo entrevista com os pesquisadores da Fiocruz Paulo Basta e Cláudia Vega, realizada pelo Instituto Socioambiental (ISA):

 

*Com informações do Instituto Socioambiental (ISA).

Da Agência Fiocruz de Notícias (AFN)*, in EcoDebate, 08/04/2016

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Um comentário em “Mercúrio de garimpos ilegais contamina índios Yanomami

Comentários encerrados.

Top