EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

O futuro das barragens das mineradoras, artigo de Juracy Nunes

 

opiniao

 

[EcoDebate] A comoção que o mundo está vivendo com o rompimento da barragem em Mariana (MG) em 05 de novembro de 2015 merece comentário e condolências de nossa parte às famílias enlutadas e ao meio ambiente. A barragem do Fundão era uma entre muitas outras existentes no Brasil para coletar dejetos (lixo) de mineradoras. No Nordeste do Brasil, região muito açudada o termo açude ou barragem é sinônimo de recurso hídrico precioso. São obras feitas no passado com as mãos magras e calejadas dos filhos da terra e a com a força dos jumentos e dos bois de carro. A finalidade destas barragens ainda hoje é coletar água de chuva para evitar que aquela riqueza vá para o mar que de água já está farto. A água das barragens nordestinas serve para matar a sede de gente e de bichos nas secas que sempre voltam. São fontes alimentadoras de importantes ecossistemas.

Na região montanhosa de (MG) o conceito de barragem é outro. O conteúdo das barragens das mineradoras não alimenta nem dessedenta ninguém. É terra, pedra e água suja, formando uma misturada venenosa com capacidade de exterminar seres vivos e contaminar o solo.

Lá, grandes pedras que formam montanhas que são bens da natureza, são quebradas, lavadas, peneiradas a procura de metal, do ouro ao minério de ferro para ser vendido pelo mundo afora. Coletado o que tem valor, na fonte chamada mina fica a cratera, a pedra sem valor comercial, a terra, com pó de pedra e os elementos químicos componentes das rochas que ali expostos passam a constituir fatores de risco para a humanidade e para o meio ambiente.

A barragem do Fundão não suportou o peso da carga represada e estourou naquele dia fatídico para MG, para ES, para o Brasil e para o mundo. Desceu pelo caminho das águas do Rio Doce a lama tóxica destruindo tudo. No percurso de mais de mais de 700 km de sua origem até o mar, ficou para sempre o rastro da destruição.

O Rio Doce perdeu o sentido da origem de seu nome. O povo daqui pra frente tem medo de pôr os pés nas areias das praias capixabas. A lama turva misturada com a água do Atlântico segue para o Norte da direção da Bahia e para o Sul na direção do Rio de Janeiro. Agora, três semanas após a catástrofe sem precedente no Brasil, restos humanos dos desaparecidos ainda são encontrados nos escombros. Os crimes ambientais desde o Ciclo do Ouro no Brasil Colonial até nossos dias não foram punidos e ficam apenas como registros históricos. E o futuro das barragens?

Na nossa modesta opinião, uma frase de uma só linha, escrita por quem de direito daria uma esperança de melhores dias a este pedaço do Planeta Terra chamado Brasil. A frase seria mais ou menos assim:

“Está proibida por tempo indeterminado a prática de mineração no Brasil”

Juracy Nunes – médico e pequeno produtor rural em Monteiro

 

in EcoDebate, 01/12/2015

[cite]

 

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “O futuro das barragens das mineradoras, artigo de Juracy Nunes

  • carlos alvarenga

    Com o fim da mineração, como o senhor Juracy irá arar a terra e auscultar os seus pacientes para fazer os diagnósticos? Não é o caso de proibir a mineração, mas de estabelecer maior controle com fiscalização e monitoramento, com retorno justo e na proporção da riqueza auferida para o país e comunidades vizinhas.

  • José de Castro Silva

    Prezado Juracy:

    Não se mata o boi, quando se quer matar apenas o carrapato. O radicalismo leva à insensatez. Ser radical, nos tempos de hoje, é ser extremista, é sinônimo de pouca imaginação para resolver os problemas.
    O homem é o principal agente de qualquer processo e as respostas ambientais serão decorrentes de suas decisões. Podemos e temos competência para fazer tudo certinho. O Governo e a sociedade presam somar as suas forças para forçar os empresários a tomar as precauções necessárias.

    Em síntese: as coisas acontecem porque se permite que elas aconteçam. Como médico e produtor, deveria saber que as coisas devem ser resolvidas de outro modo. Que os responsáveis paguem pelos erros, mas não se pode punir a atividade.
    Com o devido respeito, as suas conclusões ultrapassaram o limite do bom senso.

Fechado para comentários.