EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Barragem de mineradora se rompe e inunda distrito de Mariana, no interior de Minas

 

Onda de lama e detritos, que desceu da barragem que se rompeu, atingiu parte do distrito de Bento Rodrigues, a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais. Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros/MG

 

Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu na tarde de ontem (5), no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.

Segundo a prefeitura de Mariana, equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal se dirigiram para o local.

Conforme a Guarda Municipal, todo o distrito ficou alagado. Não há contato com as equipes de resgate, por isso não é possível precisar o número de feridos e desaparecidos. Segundo a Guarda Municipal, unidades de saúde em Mariana devem receber os feridos.

A Samarco pediu para que os moradores de Bento Rodrigues evacuem o local e sigam, imediatamente, para o distrito de Camargos, que é mais alto e seguro.

De acordo com a prefeitura, a situação no local é muito grave e há riscos de desmoronamentos. Várias casas foram alagadas.

Em nota, a Samarco informou que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão. “Não é possível, neste momento, confirmar as causas e extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas”, diz a nota.

“A organização está mobilizando todos os esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. As autoridades foram devidamente informadas e as equipes responsáveis já estão no local prestando assistência ”, acrescenta a nota.

Segundo a prefeitura de Ouro Preto, a barragem se rompeu por volta das 16h20. A prefeitura disse que a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município encontra-se à disposição da cidade vizinha para auxiliar no atendimento aos possíveis feridos.

A nota informa ainda que a Defesa Civil de Ouro Preto também montou uma base de apoio, localizada no Centro de Convenções de Mariana, para auxiliar nas buscas.

Barragens como a que se rompeu em Minas são feitas para de reter os resíduos sólidos e água dos processos de mineração. O rejeito é material que deve ser armazenado para proteção do meio ambiente.

Da Agência Brasil, in EcoDebate, 06/11/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

3 thoughts on “Barragem de mineradora se rompe e inunda distrito de Mariana, no interior de Minas

  • José de Castro Silva

    Não foi a primeira e não será a última tragédia envolvendo o rompimento de barragens, com resíduos das mineradoras em Minas Gerais. Em passado recente, aconteceram várias situações semelhantes.
    O mais lamentável de tudo isto é a perda de vidas humanas, trabalhadores da empresa e moradores do comunidade. Isto não tem como reparar. Milhões e milhões seriam insuficientes para mitigar a perda das pessoas.
    O prejuízo ambiental poderá ser reparado com o tempo, porque a mãe natureza é generosa. Ao contrário do que muitos pensam, ela não se vinga, mas reage.
    Aos empresários e engenheiros responsáveis caberá toda a responsabilidade administrativa, civil e penal. Não precisaria que estas tragédias servissem de lição para os engenheiros que projetam uma barragem, achando-a segura e dentro dos parâmetros técnicos. A natureza não se rege por regras estáticas de matemática e física, onde sofisticados projetos garantem a segurança dos que estão abaixo. Que segurança é esta????
    É preciso muito mais. Que o Ministério Público e a Justiça se manifestem com ações rápidas e justas.

  • É lamentável esse tipo de acidentes, aqui fica minha solidariedade a tod@s atingidos.
    O pior de tudo é pós-desastre quem vai pagar tudo isso?
    Os moradores do distrito terão suas vidas em todos os aspectos, reconstituídas?
    Será que essa empresa exploradora de recursos naturais reconstruirá o distrito de Mariana e recuperar todo o dano ambiental causado?
    Eu não queria falar isso, mas duvido. Infelizmente não existe autoridade que fara cumprir e recuperar o estrago provocado pelo acidente, isso ocorre com outros acidentes em barragens, como em Vilhena na Barragem de Apertadinho, já se passaram 7 anos e ninguém saiu culpado, e o sentimento de revolta está em todos os atingidos.

    Nesse país de discursos pomposos e conversa fiada, principalmente por parte dos parlamentares e juízes sem moral, não se vislumbra uma Mariana, novamente, cheio de vida e flores.
    Mais uma vez, é lamentável, nessas situações eu vivo um paradoxo existencial, como ser humano.
    Ao mesmo tempo que me orgulho, ao ver atitudes solidárias das pessoas, ao atingidos por qualquer tipo de acidente, me desfalece ao ver o real interesse das autoridades públicas e privadas, bando de hipócritas e demagogos de quinta categoria, sem palavra e compromisso com o povo.
    Indignação esse é o sentimento.

  • O José de Castro tem razão. Esta não é a primeira vez que se rompe uma barragem de contenção de rejeitos de uma mineradora. Entretanto, esta foi de longe a pior tragédia do setor nos últimos anos: até agora estão contabilizados 14 desaparecidos, além de uma morte confirmada, fora os feridos recolhidos aos hospitais.
    A mineradora exibe os laudos de que as barragens estavam em condições de trabalho. Que teria provocado esse desastre? Terá havido descaso com a manutenção do que era a maior barragem de rejeitos do mundo? Ou os abalos sísmicos verificados teriam sido a causa do desastre?
    Aguardemos o laudo técnico. Enquanto isso, vamos ajudar as vítimas, que perderam tudo.

Fechado para comentários.