EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

O lodo de esgoto pode ser um fertilizante natural

 

entrevista

 

Pesquisadora da Unesp realizou estudo em ecotoxicologia e foi premiada na Alemanha

Pesquisas relativas ao meio ambiente são cada vez mais realizadas, dentro e fora do Brasil. Além disso, diversas pesquisas ambientais brasileiras têm tido um reconhecimento internacional. É o caso do estudo sobre o lodo sustentável desenvolvido pela então doutoranda da Unesp em Rio Claro, Dânia Mazzeo.

A pesquisadora foi premiada como Green Talents na Alemanha devido ao seu trabalho com a descontaminação do lodo de esgoto a fim de utilizá-lo como fertilizante natural. A ideia é pegar o lodo gerado pelo tratamento de esgoto – que iria para um aterro sanitário – e transformá-lo em fertilizante natural para que os agricultores possam utilizá-lo – ao invés do fertilizante sintético.

Dânia é a entrevistada do programa “Diálogos” e diz que a pesquisa consistiu em descontaminar o lodo e testar sua toxicidade. Foi aplicada uma metodologia simples, de baixo custo e eficiente. “A gente propõe uma solução ambiental muito significativa”, reflete.

No quadro “Ponto de Contato”, a professora da Unesp e orientadora da pesquisa, Marin Morales, destaca a importância de se pensar na segurança ambiental como tema de pesquisas.

Você confere a entrevista na íntegra no seguinte link: http://www.tv.unesp.br/4430

Informações da Unesp, in EcoDebate, 30/10/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “O lodo de esgoto pode ser um fertilizante natural

  • Muito interessante essa pesquisa.
    O lodo do esgoto, depois de adicionado com cal virgem, pode ser usado em qualquer cultura que não tenha contato direto com o solo. Portanto, à exceção das hortaliças, quaisquer outras culturas podem ser adubadas com esse produto.

Fechado para comentários.