EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Campanha ‘Quanto custa?’ aborda as consequências da cultura de tolerância à violência sexual mantida no Brasil

 

denuncia

 

Iniciativa da Plan International Brasil chama atenção para o preço intangível que a sociedade paga por este crime

Custa Caro! É com este mote que foi lançada em todo o Brasil, a campanha “Quanto Custa a Violência Sexual contra Meninas?”, promovida pela Plan International Brasil, organização humanitária internacional pelos direitos da criança e do adolescente. A iniciativa faz um alerta para o País. “A maioria dos estupros não é cometida por desconhecidos na rua. Por aqui, os abusos geralmente acontecem dentro de casa e são realizados por conhecidos das meninas”, afirma Anette Trompeter, diretora nacional da organização. Mais informações sobre a campanha na página do Facebook: www.facebook.com/custacaro.

A campanha “Quanto Custa?” pretende promover e qualificar o debate sobre a violência sexual contra as meninas que já chega a mais de meio milhão de casos por ano no Brasil. Para isso, além de peças de comunicação e ações em mídias sociais, contará com uma rede de organizações de todos os setores na realização de iniciativas pelo Brasil, desde a exibição do filme India’s Daughter (Filha da Índia), exibido quarta-feira (16/09) no Auditório Ibirapuera, debates sobre a violência sexual contra meninas, a elaboração de materiais informativos sobre o tema, entre outras ações.

Um destes materiais trata-se de uma cartilha que explica ‘Como identificar a violência sexual’ e o ‘Passo-a-passo da denúncia’ que pretende auxiliar meninas, famílias e qualquer pessoa que conheça alguém que esteja passando por uma situação de abuso e violência sexual, como denunciar e procurar a rede de atendimento para meninas que sofreram com este crime.

O estupro é considerado um dos crimes menos notificados do Brasil, apesar de ser tratado como hediondo pela justiça. Cerca de 50 mil casos de estupro são denunciados todos os anos no Brasil, mas estima-se que isso represente menos de 10% do total de casos. Aquelas que passam por essa situação deixam de denunciar com medo de represálias, com vergonha de se expor, e até mesmo com receio de serem culpadas ou tachadas pela violência sofrida. “Precisamos responsabilizar aqueles que praticam este ato. Já temos algumas políticas de proteção, mas provar que uma pessoa praticou violência sexual ainda é muito difícil no Brasil”, afirmou Kátia Cristina dos Reis, coordenadora adjunta da Coordenação de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, presente ontem no evento de lançamento da campanha.

O cenário é ainda pior quando se considera o universo infantil. Uma série de situações previstas como crime no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em que adultos se aproveitam da fragilidade das crianças para ter satisfação sexual, não é entendida da mesma forma por parte da população. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mais da metade dos casos acontece com meninas menores de 13 anos. “O Brasil não está imune à doença que afeta o mundo todo que é uma forma de entender a igualdade de gênero. Estamos fracassando na educação de nossas crianças e a solução agora é ensiná-los, desde o primeiro dia de vida e na escola, sobre direitos humanos e igualdade de gênero, que é o respeito entre os meninos e as meninas”, afirmou Leslee Udwin, diretora do documentário India’s Daughter.

Outro ponto importante destacado pela Plan International Brasil, como explica Viviana Santiago, especialista em Gênero da organização, há um movimento em alguns municípios brasileiros à exclusão do tema gênero da grade curricular das escolas. “Isso só fará com que as coisas aconteçam como estão. Quem deseja isso? Quem quer que as coisas continuem acontecendo dessa forma? As mesmas pessoas que promovem a desigualdade de gênero”, afirmou.

Segundo dados da Child Fund Alliance, as perdas econômicas globais causadas pela violência contra crianças chegam a 21 trilhões de reais. “Não sabemos dizer quanto disso representa o universo das meninas. Mas, custa caro. A sociedade paga um preço muito alto por diversos tipos de violência silenciosa e impune, mas não encara o assunto de frente. As consequências para quem passa por isso são inestimáveis e geram danos para o resto de suas vidas”, conclui Anette Trompeter.

Sobre a Plan

A Plan International é uma organização não-governamental de origem inglesa ativa há 76 anos e presente em 70 países. No Brasil desde 1997, a Plan possui, hoje, mais de 20 projetos que atendem, aproximadamente, 75 mil crianças e adolescentes. Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas. Assim sendo, a organização trabalha em prol da proteção e contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por uma boa alimentação, saúde e educação. A Plan parte do princípio de que assegurar o direito de crianças e adolescentes é um dever e não uma escolha. Para isso, capacita as comunidades a fazer valer esses direitos. Mais informações sobre a Plan Brasil em www.plan.org.br.

Sobre a Catalize

A Catalize, produtora de causas, é uma empresa de comunicação para a transformação social. Em 2014, sua equipe criou a campanha Repense, de conscientização sobre o potencial terapêutico da cannabis. Usando diversas ferramentas de comunicação e engajamento, ela criou uma mobilização social que levou o governo e o Conselho Federal de Medicina a aprovarem o uso de derivados da planta para a epilepsia. A campanha foi finalista da edição 2014 do prêmio Faz Diferença, do jornal O Globo, recebeu o prêmio Architects of the Future da Fundação abc* (Miami) e a porta-voz da campanha recebeu o prêmio Trip Transformadores 2015.

Apoio Humanitas360

Com uma abordagem ampla e um enfoque em criar um ambiente centrado no cidadão, a Humanitas360 é um think-do tank comprometido em reconstruir o pacto social das sociedades latino-americanas através do fortalecimento de governanças, maior transparência, inovação, educação, tecnologia, empreendedorismo e cidadania. A Humanitas busca empoderar cidadãos com o objetivo de melhorar políticas públicas e reintroduzir o Estado de outras formas, através da educação, oportunidade econômica, saúde pública, direitos humanos e um sistema judicial eficiente. Visite www.humanitas360.org

 

in EcoDebate, 23/09/2015


[ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Campanha ‘Quanto custa?’ aborda as consequências da cultura de tolerância à violência sexual mantida no Brasil

Fechado para comentários.