EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Artigo

Além do seu celular, o que mais tem entre o céu e a terra? artigo de Beatriz Carvalho Diniz

 

crise ambiental

 

[EcoDebate] Precisamos ver com os olhos da fé a ligação entre o ambiente natural e a dignidade da pessoa humana, nos diz o Papa Francisco. E por quê? Porque vivemos um momento sem precedentes de ameaça real à vida, ao futuro, às pessoas. Não é mais possível fechar os olhos para o nosso distanciamento da natureza e para o modo de viver adorando bens materiais. É da natureza que tiramos todos os recursos para produzir objetos que tanto achamos que desejamos ter. É poluindo e degradando a natureza que produzimos coisas que rendem dinheiros para alguns e status ilusório de inclusão para muitos. É assim que aumentamos a temperatura do planeta em que vivemos, ano após ano, sem sequer darmos atenção a essa insanidade de destruir tudo que necessitamos para estarmos vivos.

Tanto que mudamos o clima. Por isso temos que nos unir, a mudança climática é o maior desafio da humanidade, não podemos nos negar a enfrentar. A Encíclica do Meio Ambiente ergue as dimensões morais da crise dessa nossa civilização guiada por interesses econômicos e forjada na alienação de suas responsabilidades, não vencemos desafio algum sem encarar a realidade.

Moral é o conjunto de regras que orientam o comportamento humano em uma sociedade, adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano. Quais regras orientam nosso comportamento no mundo? Produzir, vender, lucrar, regras da economia de consumo. Comprar, ter, ostentar, descartar, comprar mais, regras da sociedade de consumo obediente à economia.

A sociedade de consumo é um sucesso da economia que nos custa muito caro, pagamos todos nós o preço do fracasso de sermos uma espécie que involui. Produz, vende, compra, joga fora o que comprou, espalha lixos de todo tipo, estimula o desperdício, programa o fim das coisas para produzir mais, vender mais, comprar mais, inventa necessidades desnecessárias, cria importâncias desimportantes. Doutrinada na moral mercantil, com sua ética do lucro, sobrevive da desigualdade social que mantém ricos e pobres em seus lugares distintos de ser servido e servir.

Pôxa, somos seres únicos, com cérebro altamente desenvolvido, capacidades variadas, como a linguagem, o raciocínio abstrato, a resolução de problemas, temos o livre arbítrio, sentimentos e empatias. No entanto, reduzimos nossa elaborada comunicação e sufocamos abstrações com padrões aos moldes dos mercados, criamos problemas em larga escala, expressamos sentimentos por objetos da moda e estranhos famosos, nem sabemos mais o que é empatia. Estragamos tudo…

A inciativa do Papa é tão íntegra e tão forte que deflagrou hostilidades de políticos americanos, antes mesmo do lançamento da nova encíclica. Óbvio começar nos Estados Unidos a hostilidade, é o berço da sociedade de consumo, a meca do consumismo e do marketing da boçalidade. Muitos líderes poderosos ainda vão criticar e tentar desmoralizar o apelo para cuidarmos melhor da vida, da natureza e dos seres vivos, incluindo nós. É que em outras palavras isso quer dizer mudar o modelo econômico desse crescimento sem limites, insustentável e em crise exatamente por ignorar o meio ambiente e as pessoas, para um desenvolvimento sustentável em que nós e a natureza existimos em todos os sentidos. E, olha, não pense que essa mudança é uma novidade, afinal, o paradigma da economia de consumo é não é obra do acaso, muito menos da natureza, é uma invenção humana que acelerou violentamente os impactos negativos do modo de produção desde a Revolução Industrial. Já estamos há uns 200 anos nesse batidão, progressivamente pegando pesado. Nos últimos tempos, nos multiplicamos, não demos descanso, nos tornamos devoradores ainda mais rápidos, vorazes, mesquinhos e gananciosos.

Não é por causa de suas religiões que líderes políticos e empresariais manifestariam contrariedade com a nova encíclica. Eles são ricos e são caridosos, fazem doações para os pobres. O que incomoda na recomendação clara para cuidarmos do meio ambiente e das pessoas é que para os poderosos a fé não é maior que a confiança no dinheiro e sua prática não está acima da acumulação de bens materiais. A natureza e as pessoas não são respeitadas nem valorizadas diante do interesse econômico, porque a exploração dos recursos naturais e humanos garante um paraíso na terra para egoístas, crentes sim em luxos e usuras.

A ciência das mudanças climáticas é clara, postou Ban Ki-moon [secretário-geral da ONU] no Linkedin. Nós já sentimos seus efeitos, que não afetam a todos nós de forma igual, e seus impactos ainda vão se intensificar. Inundações, secas, tempestades, desertificação, acidez dos oceanos, escassez de água, migração de bichos e gentes. O tempo de adversidades e adaptações extremas já chegou. Hora dos grupos religiosos estarem esclarecidos e em harmonia com a Ciência, para o bem da natureza e existência da humanidade, que são criações divinas.

Ban comentava sua visita ao Vaticano, para o seminário a Proteger a Terra, Dignificar a Humanidade, em abril. “Alcançar dignidade para todos deve ser a força condutora por trás dos principais eventos” em 2015 sobre desenvolvimento e clima, como o encontro em setembro, na sede das Nações Unidas em Nova York, “ainda mais histórico com a mensagem especial do Papa Francisco aos líderes mundiais” e a COP 21 para o “acordo climático universal e significativo” em dezembro, em Paris. “A mudança climática é uma questão moral. É uma questão fundamental de justiça social, direitos humanos e ética. Se não for controlado o curso atual das mudanças climáticas, a vida na Terra como a conhecemos vai ser alterada. Quaisquer que sejam suas crenças religiosas, isso é moralmente indefensável. Não podemos deixar que aconteça.”

O que o Papa Francisco vem nos pedir com a Encíclica do Meio Ambiente é que olhemos para o que estamos fazendo, para as nossas escolhas cotidianas pessoais e profissionais, e cuidemos melhor da natureza, da vida, das pessoas. Se para os religiosos tudo que está vivo por aqui é fruto de criação divina, então, é um apelo bastante lógico para qualquer religião. Para os líderes políticos e mundiais, que acessam estudos atuais e projeções científicas, mas, não tomam decisões ousadas e efetivas, é um pedido enfático para que ajam imediatamente, com coragem. É um convite para todos nós, super oportuno, para inspirarmos corações e mentes para a sustentabilidade. E alicerça os caminhos, literalmente, para a nossa “salvação”.

Beatriz Carvalho Diniz, Criativa de Eco Lógico Sustentabilidade, conteúdo produzido com amor, sem fins lucrativos, desde 2009. Consultora de Comunicação e Sustentabilidade.

Publicado no Portal EcoDebate, 30/06/2015

[cite]


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Além do seu celular, o que mais tem entre o céu e a terra? artigo de Beatriz Carvalho Diniz

  • Congratulações; nós temos muitos princípios e ideais em comum! Força nessa sensibilização para os temas ambientais.

Fechado para comentários.