EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Guia online ajuda consumidor a fazer compra responsável de pescados

 

sardinha

 

Estar bem informado para comprar pescados é uma atitude mais do que bem-vinda quando se considera a ameaça de extinção de muitas espécies marinhas. Para ajudar os consumidores nessa hora, o Projeto Pescador Amigo e a Unimonte/Grupo ANIMA Educação lançaram o Guia de Consumo Responsável de Pescados, que lista as espécies que correm o risco de desaparecerem e aquelas que podem ser consumidas sem causar ameaça às suas populações.

O novo Guia, patrocinado pela Petrobras, é o primeiro do gênero no Brasil e está em sua segunda edição. Ele classifica os pescados em três categorias: “Bom Apetite”, “Coma com Moderação” e “Evite”. A primeira contempla espécies abundantes; já a segunda informa aquelas em declínio e a terceira, as ameaçadas de extinção devido ao excesso de pesca.

Essas categorias são baseadas na análise de pesquisadores e especialistas que participaram de um workshop realizado na Unimonte em março de 2014, com o objetivo de atualizar e revisar a primeira versão do Guia, lançada em 2008. Estiveram reunidos profissionais de oito instituições, entre elas universidades, o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e duas entidades internacionais, a Seafood Watch (Monterey Bay Aquarium) e Yaqu Pacha.

O Guia está disponível nas versões impressa, em formato pocket, e digital (guiadeconsumodepescados.eco.br), que permite a busca, pelo nome popular, das espécies listadas. Já a versão impressa será distribuída em eventos e ações de educação ambiental.

No Brasil, 98 espécies de peixes marinhos são classificadas como ameaçadas de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente. No Estado de São Paulo, 118 espécies de peixes marinhos são reconhecidas como ameaçadas. Outras sete são consideradas regionalmente extintas, 16 colapsadas, 45 sobrexplotadas e 50 ameaçadas de sobrexplotação.

Veja, de acordo com o Guia, exemplos das categorias de consumo e das espécies relacionadas:

Bom apetite

Atum em lata

Lula

Manjuba

Sardinha-boca-torta

Sardinha-laje

Coma com moderação

Atum

Camarão-sete-barbas

Merluza

Mexilhão

Sardinha

Pescada

Evite

Garoupa

Linguado

Namorado

Consulte as listas completas em www.guiadeconsumodepescados.eco.br .

Sobre o Projeto

O Projeto Pescador Amigo foi criado em 2013 com o objetivo de ampliar o conhecimento do impacto das capturas incidentais de golfinhos e tartarugas. Nesse sentido, mantém operações de monitoramento de pesca e pesquisa a fim de colaborar com as políticas públicas dessa área.

A entidade, patrocinada pela Petrobras, ainda realiza ações de educação ambiental para o consumo responsável de pescado junto ao público em geral e também em escolas, onde sensibiliza crianças e jovens para a importância da preservação do ambiente marinho. Atua em oito municípios do litoral central de São Paulo.

* Colaboração de Carolina Ramos

 

Publicado no Portal EcoDebate, 15/04/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa