Abertas inscrições de trabalhos para o Congresso Brasileiro de Agroecologia

 

interesse público

 

Estão abertas as inscrições de trabalhos e relatos de experiências para o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), evento que pretende reunir mais de 3 mil pessoas de todo país em Belém, de 28 de setembro e 01 de outubro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. As inscrições podem ser feitas no site do evento até o dia 13 de abril.

Em sua nona edição o CBA traz como tema “Diversidade e Soberania na Construção do Bem Viver”, assunto diretamente conectado com a Amazônia, região que sedia o evento pela primeira vez, conforme avaliou Irene Cardoso, presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), promotora do evento. Segundo Irene, a região concentra uma diversidade ecológica, histórica, cultural, social, econômica e política, que sintetiza a essência da caminhada agroecológica.

A expectativa é promover o intercâmbio de saberes, reunindo em Belém a produção científica, ativistas, movimentos sociais e populações tradicionais, por meio de cerca de 1500 trabalhos e 500 relatos de experiências, além de painéis, feiras e atrações culturais.

A presidente da ABA esteve em Belém nos dias 11 e 12 de março, durante o Seminário de Preparação do CBA, que reuniu cerca de 40 pessoas das coordenações nacional e local, na Embrapa Amazônia Oriental.

Para Tatiana Sá, pesquisadora da Embrapa e vice-presidente da coordenação Norte da ABA, a realização do congresso em Belém será impar para região, pois tem como desafio entender o potencial da agroecologia na Amazônia, que envolve além da agricultura familiar, o extrativismo, os Sistemas Florestais (SAFs) e a pecuária. Ela explicou que a Embrapa é uma das organizadoras do evento, pois como empresa pública e plural, tem o papel de desenvolver tecnologias de suporte às políticas governamentais, como a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo), criada para efetivar de ações que promovam o desenvolvimento rural sustentável, em respeito à necessidade de se produzir alimentos saudáveis conservando os recursos naturais.

O CBA – O Congresso Brasileiro de Agroecologia é realizado desde 2003 com participação ativa de instituições de ensino, pesquisa e extensão e sociedade civil organizada envolvida com as demandas da Agricultura Familiar, como um espaço de diálogo entre os conhecimentos científicos e práticos.

Promoção: Associação Brasileira de Agroecologia. Realização: UFPA, Ufra, Embrapa, Emater, IFPA e Museu Paraense Emílio Goeldi.

Inscrições de trabalhos: http://www.cbagroecologia.org.br/p/submissoes.html

Kélem Cabral, Jornalista MTb 1981/PA
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

 

Publicado no Portal EcoDebate, 13/03/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top