EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Manual ILCD, sobre avaliação do ciclo de vida, é lançado em português

 

Iniciativa do Ibict fornecerá subsídios para nutrir banco de dados sobre inventários. Objetivo é impulsionar estudos na área

 

notícia

 

O Manual do Sistema Internacional de Dados de Referência sobre Ciclo de Vida, também conhecido como Manual ILCD, foi traduzido para a língua portuguesa. A iniciativa partiu do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que traz à sociedade brasileira a versão em português do manual.

A publicação, que só existia na versão em inglês, traz um guia que auxilia na realização de estudos de avaliação do ciclo de vida (ACV). Ela atenderá os requisitos para inserção de dados no Sistema de Inventários do Ciclo de Vida do Brasil.

Acesse a publicação.

Tal ação reforça a missão do Ibict de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico e tecnológico.

O guia, elaborado pelo Instituto do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (IES, na sigla em inglês) do Centro de Pesquisas Conjuntas da Comissão Europeia (JRC), tem o conjunto de documentos mais completo e atualizado dedicado ao tema. Ele foi construído a partir de uma série de consultas a especialistas, de acordo com as normas internacionais de ACV.

O padrão ILCD é atualmente adotado para a inserção de inventários do ciclo de vida no banco de dados nacional. Nesse sentido, acredita-se que o Manual ILCD possa colaborar para que os especialistas brasileiros em ACV tenham subsídios que permitam a realização de estudos com a qualidade necessária, possibilitando ao Brasil se colocar na vanguarda do assunto no mundo.

Saiba mais

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) é uma metodologia empregada na avaliação dos impactos potenciais associados ao ciclo de vida de um produto, processo ou serviço, desde a extração de matérias-primas, passando pelas etapas de transporte, produção, distribuição, utilização, até sua destinação final, isto é, reciclagem ou descarte.

A ACV está inserida em um contexto global, em que se busca melhorar o desempenho e a sustentabilidade ambiental dos sistemas de produção com uma visão muito completa de todo o seu ciclo de vida.

Fontes: Portal Brasil com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Portal ACV

Publicado no Portal EcoDebate, 04/03/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa