EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

RJ: Prefeitura multa 1.151 mijões durante os blocos do Carnaval 2015

 

A prefeitura do Rio vai distribuiu mais de 20 mil banheiros químicos pela cidade durante o Carnaval. Foto: Alexandre Loureiro | riotur

 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com apoio de Guarda Municipal, realizou operações de combate à desordem durante os desfiles dos blocos carnavalescos 2015. Desde o dia 24/01, início do pré-carnaval, até esta quarta-feira (18/02), foram multadas 1.151 pessoas por urinarem nas ruas. Destas, 122 mulheres e 17 estrangeiros. Os mijões flagrados fazendo xixi em via pública foram multados em R$ 170 por equipes do Lixo Zero.

O número total multados representa um aumento de 60% em comparação com o Carnaval de 2014 – primeiro ano de aplicação da multa do Lixo Zero aos mijões – onde 720 pessoas (162 mulheres e 26 estrangeiros) foram flagradas urinando na rua nos blocos carnavalescos.

Com ambulantes irregulares, os fiscais apreenderam 45.454 bebidas diversas – mais de 4.400 % a mais do que as 1.004 bebidas apreendidas em 2014 –, 103 kg de alimentos perecíveis (churrasquinho, queijo coalho, espetinho de camarão), 887 adereços variados, 520 itens de mobiliário (cadeiras, bancos e mesas), 159 estruturas utilizadas para transportar mercadorias, 261 algodões doces, 66 isopores, 233 canecas, 94 chapéus, 64 sprays com espuma, 20 estalinhos, 22 cangas, seis guarda-sóis, 13 confetes, cinco coolers, duas bolsas, três sacos de carvão, além de 14 botijões de gás, 36 barris de chope, 13 churrasqueiras, duas chapas, dois fogareiros, duas caixas térmicas, uma garrafa térmica e uma caixa de som.

Também foram apreendidas 14 credenciais e 13 coletes de ambulantes que estavam sendo utilizados por pessoas sem autorização. Um ambulante foi detido e encaminhado para a 5ª DP (Gomes Freire) por desacato e desobediência.

Os agentes também desmontaram 15 estruturas (grades, cercadinhos e barracas de madeira) que atrapalhavam a mobilidade do público durante o desfile do bloco Cordão da Bola Preta, no sábado (14/02). Um trio elétrico não autorizado, que também estava estacionado irregularmente na Rua Miguel Lemos, em Copacabana, foi removido pela fiscalização no domingo (15/02).

A fiscalização também coibiu o Marketing de Emboscada durante o Carnaval 2015. Os agentes apreenderam material promocional das Lojas Marisa e da rádio FM O DIA que faziam ações próximas ao Sambódromo sem autorização.

O estacionamento irregular também foi alvo das operações da Seop com 691 veículos rebocados por parada em locais proibidos em áreas onde ocorreram desfiles dos blocos.

O esquema especial de monitoramento e fiscalização montado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) nos blocos de rua durante o Carnaval 2015 começou no dia 24/1 e empregou, entre guardas municipais e agentes do Controle Urbano e do Grupamento de Ações Especiais da SEOP, 7.537 pessoas, distribuídas ao longo do pré-carnaval e carnaval.

Seop realizou ações de ordenamento no entorno do Sambódromo durante desfiles do Grupo de Acesso e Grupo Especial

Agentes da Seop, com o apoio de guardas municipais, realizaram operações de combate à desordem no entorno do Sambódromo, durante os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso e Grupo Especial.

Foram apreendidos com ambulantes não autorizados: 4.833 bebidas diversas, 30 isopores, 28 carrinhos para transportar mercadorias, sete botijões de gás, 14 chapéus, 57 adereços, 200 kg de alimentos perecíveis, duas tendas, dois módulos de madeira, uma barraca, 165 pacotes de biscoitos e uma chapa de fritura.

O estacionamento irregular também foi alvo da fiscalização com 181 veículos rebocados por estacionamento em local proibido nas imediações do Sambódromo.

O esquema especial de monitoramento e fiscalização montado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) no entorno da Marquês de Sapucaí teve início no dia 13 de fevereiro, com o objetivo de reprimir o comércio ambulante e o estacionamento em local não permitido.

Na fiscalização no entorno do Sambódromo, entre guardas municipais e agentes do Controle Urbano da SEOP, foram empregadas 4.626 pessoas distribuídas ao longo dos dias de evento.

Fonte: Agência Brasil

Publicado no Portal EcoDebate, 19/02/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa