EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

NotíciaPodcast

Especialistas debatem raízes da crise hídrica e medidas adotadas

 

racionamento
Foto: Divulgação/Cesan/EBC

 

Por Priscilla Mazenotti, da Radioagência Nacional

Racionamento de cinco dias por semana em São Paulo, multa para o consumo acima da média em Minas Gerais, apelo para as grandes empresas usarem outras fontes de captação de água no Rio de Janeiro. As medidas são urgentes para tentar controlar a crise hídrica vivida pelo país. Mas, o que está acontecendo com o nosso abastecimento de água?

A estiagem é apontada como a principal responsável pela crise da água em boa parte do país, mas a especialista em gestão de recursos hídricos, sustentabilidade e meio ambiente, Marússia Uêiteli, o problema também é de gestão. E aponta questões como a falta de recuperação das áreas de preservação permanente e da vegetação em torno das represas. Marússia alerta, ainda, que o desperdício agrava a crise. Em São Paulo, as perdas com tubulações velhas e vazamentos não consertados chegam a 30%.

SONORA

E a falta de chuvas afeta outro serviço básico: o de energia. Se não tem água, as hidrelétricas não têm como funcionar. O resultado é o abastecimento por meio de termelétricas, que são mais poluidoras, e até a importação de energia de países vizinhos como a Argentina.

O professor de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília, Mauro Severino, diz que o erro é não apostar em fontes alternativas.

SONORA

Especialistas dizem que 2015 será um ano com chuvas na média ou abaixo da média. As ações para reduzir o consumo e conscientizar a população devem ser rápidas. É o que alerta o professor do departamento de geologia da Universidade de Brasília, Geraldo Rezende.

 

Publicado no Portal EcoDebat, 04/02/2015


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para newsletter_ecodebate+unsubscribe@googlegroups.com ou ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa