EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Iniciativa da USP transforma óleo de cozinha usado em biodiesel

 

óleo de cozinha
Imagem: Unisinos

 

Por Jéssica Gonçalves, da Radioagência Nacional

Jogar óleo de cozinha usado na pia não só contamina a água, mas prejudica o solo, o ar, a saúde dos animais e também das pessoas. Tudo isso porque, quando o óleo fica retido no encanamento, ele entope as tubulações, e para tirar, só com muitos produtos químicos… Além do mais, se não houver um sistema de tratamento de esgoto, o óleo se espalha pelos rios e represas e acaba matando muitas espécies que vivem nesses locais.

Para minimizar esses danos ao meio ambiente, várias iniciativas de reciclagem do produto têm surgido no Brasil. É o caso da Universidade de São Paulo, que possui uma usina produtora de biodiesel feito com diferentes tipos de óleo, como o de soja, dendê, mamona e também com óleos de cozinha usados.

O professor de gestão ambiental da USP, Sérgio Pacca, explica que o grupo pretende produzir combustível para os ônibus que transitam dentro do campus.

Além do biodiesel, é possível fazer, com óleo usado, resina para tintas, sabão, detergente, glicerina e até ração para animais. A dona de Casa Olga Barbosa sempre separa o óleo que ela utiliza na cozinha.

Para entregar o óleo usado é preciso guardá-lo em garrafas PET ou de plástico. Cada cidade possui um sistema de coleta, seja pela própria prefeitura ou por meio de cooperativas. Além de beneficiar o meio-ambiente, os produtos são fonte de renda para as pessoas que trabalham com a reciclagem.

Publicado no Portal EcoDebate, 09/12/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa