ANA reduz vazão de barragem para preservar estoque de água no Rio Paraíba do Sul

 

seca

 

A Agência Nacional das Águas (ANA) determinou que a barragem em Santa Cecília reduza a vazão de água de 190 m³/s para 160 m³/s, até 31 de dezembro deste ano. Com a medida, a agência pretende preservar os estoques de água do reservatório da bacia do Rio Paraíba do Sul, composto também pelos barramentos de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil.

A medida foi publicada no Diário Oficial da União de ontem (1º). Ainda de acordo com a resolução, ANA, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e governo do estado do Rio de Janeiro vão acompanhar as avaliações periódicas, feitas com o propósito de identificar os impactos causados pela redução da vazão.

Esse acompanhamento poderá contar também com a participação das empresas responsáveis pela gestão dos reservatórios e do apoio do Comitê para Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap) e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu.

As avaliações buscarão identificar os efeitos que a redução da vazão na barragem terá rio abaixo, bem como o bombeamento de água para o Rio Guandu. Para tomar essa decisão, a ANA levou em conta a situação desfavorável na bacia – após longo período de estiagem – e o fato de o Rio Paraíba do Sul ser de grande importância para o abastecimento de várias cidades do estado do Rio de Janeiro.

A Bacia do Paraíba do Sul abrange 184 municípios, dos quais 88 estão em Minas Gerais, 57 no Rio de Janeiro e 39 em São Paulo. A água do rio é usada para abastecimento, geração de energia hidrelétrica e irrigação.

Por Pedro Peduzzi, da Agência Brasil

Publicado no Portal EcoDebate, 02/12/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “ANA reduz vazão de barragem para preservar estoque de água no Rio Paraíba do Sul

  1. Mesmo sem conhecer pessoalmente, a região onde está inserida a bacia hidrográfica do Paraíba do Sul, pode-se afirmar que os efeitos podem ser desastrosos, tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental. A redução de vazão irá afetar os usos múltiplos da água na bacia, além de afetar diretamente a fauna e flora local.
    Ações de revitalização de bacias hidrográficas são medidas de médio e longo prazo que devem ser adotadas em todo o Brasil, e não somente medidas paliativas que irão surtir efeito imediato, mas poderão se “evaporar”, caso a má distribuição de chuvas perdure.
    Mas como todas as ações no Brasil são sempre para “remediar” e nunca “prevenir” veremos em breve o caos instalado.

Comentários encerrados.

Top