EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) realiza a quinta edição da Expocatadores no mês de dezembro

 

 

Evento reunirá especialistas em resíduos, autoridades, catadores de materiais recicláveis, empresas e instituições

Nos dias 01, 02 e 03 de dezembro acontece a quinta edição da Expocatadores, no Parque Anhembi, em São Paulo. O evento – uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e organizado pela EPS Eventos, contará com o público de mais de 4 mil catadores de 26 estados brasileiros e mais de 14 países da América Latina e Caribe, Ásia, África e Europa, além de dez mil visitantes diários. O segundo dia, das 9hs às 12:30hs, será marcado pela solenidade de Natal da presidente Dilma Rousseff com os catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua.

A expocatadores 2014 reunirá especialistas em gestão de resíduos sólidos do Brasil e da América Latina com a tarefa de valorização profissional dos catadores de materiais recicláveis e de fortalecimento de sua ação na cadeia produtiva de recicláveis de forma sustentável e inclusiva. Outro objetivo da iniciativa é despertar novos negócios para cooperativas e redes de catadores.

Durante os três dias, o público contará com a feira de negócios, debates, seminários gratuitos, oficinas, exposição de artes, ações educativas com alunos de escolas públicas e visitas técnicas a centrais de triagem mecanizadas.

Após a solenidade de abertura no primeiro dia, haverá o painel temático de debate às 11hs, cujo tema é o cooperativismo solidário como estratégia de desenvolvimento da cadeia da reciclagem no brasil, este será conduzido pelas lideranças do MNCR, representantes do MTE/SENAES e Secretaria Geral da Presidência – CIISC (Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis), Funasa e Instituto Sustentar.

O segundo dia do evento será marcado pela celebração de natal da presidente Dilma Rousseff no período da manhã. Após o almoço, das 14hs às 17hs, haverá a conferência da Comissão Especial da Câmara de Deputados destinada a análise e parecer da Proposta de Emenda Constitucional – PEC nº 309/2013 de autoria do Deputado Federal Padre João e outros, que trata da inclusão dos catadores de materiais recicláveis como segurados especiais do regime geral da Previdência Social.

A programação integra diversos debates e workshops em horários alternados, tais como: “Plano de Gestão integrada de resíduos sólidos da cidade de São Paulo”;

“Construindo uma ferramenta de estratégias de desenvolvimento de uma cooperativa de catadores”; “Oficina de Mediação de Conflitos e Cultura de Paz”; “Fortalecendo a governança e controle social da gestão dos resíduos com a participação dos catadores, “ Estratégias de luta contra a ameaça da tecnologia da incineração no Brasil”, “Elaboração de Contrato de Prestação de Serviços ao poder público”; “Apresentação do fundo de coleta seletiva e logística reversa – Debate com os catadores”; “Oficina Cataforte III: Negócios  sustentáveis em rede”.

Dentre as ações do segundo dia da Expocatadores estão a reunião ampliada do Comitê Interministerial para Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, e a partir das 17hs, será lançado o cd: “O Catador e a rua”, de Dimir Viana.

No último dia serão promovidas rodas de diálogos sobre os desafios do acesso ao mercado, da comercialização integrada e da verticalização da cadeia da reciclagem; Roda de conversa: A Lei 12.690/2012 da Cooperativa de Trabalho e sua aplicação nas Cooperativas de Catadores de

Materiais Recicláveis; Roda de diálogo: Ação Nacional em Defesa dos Direitos Fundamentais: Encerramento dos Lixões e a Inclusão Social e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis; Oficina passo certo: construindo uma ferramenta de estratégias de desenvolvimento de uma cooperativa de catadores. ­­­­

Durante os três dias, haverá ainda visitas técnicas das, 10hs às 15hs, a primeira central mecanizada de triagem de resíduos recicláveis da América Latina, localizada na Ponte Pequena, na região do Bom Retiro e na segunda central mecanizada de triagem de resíduos sólidos da cidade, instalada no bairro de Santo Amaro, zona sul.

Os participantes da Expocatadores 2014 contarão também com a projeção de filmes, documentários, vídeos institucionais, curtas e animações, como Gigante do Papelão, A Margem do Lixo e outros, com horários flexíveis.

A programação completa pode ser conferida no site do evento: http://www.expocatadores.com.br/programacao e as inscrições devem ser realizadas por meio do link: http://www.expocatadores.com.br/inscricoes

O evento conta com o patrocínio da “SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DE SP – PROAC, PEPSICO, DIAGEO, AMBEV, SEBRAE, BEMIS, INSTITUTO VOTORANTIM, ITAIPU, CAIXA ECONÔMICA, FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL, PETROBRAS, FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE E MINISTÉRIO DA SAÚDE.

Iniciativa e direção: MNCR e ANCAT

Organização e Promoção: EPS EVENTOS

Produção Cultural: SARA CENA

Feira de Negócios

Durante todo o evento, a partir das 9:30hs, acontecerá a feira de negócios do setor, que cria a oportunidade para empresas e catadores, cooperativas e associações fecharem parcerias, projetos, além de ampliarem o networking.

Segundo Roberto Rocha, coordenador geral da Expocatadores 2014 e representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, a ideia é trazer os catadores para o mundo dos negócios. “Embora seja um negócio solidário, é importante estar dentro do mercado, inserido em uma cadeia produtiva, com uso de tecnologia etc. Antes aconteciam muitas feiras de reciclagem, mas os catadores não chegavam até elas: chegavam principalmente técnicos de prefeitura e iniciativa privada, que levavam a tecnologia para os catadores. Aqui, não, a tecnologia está disponível aos catadores, para avaliarem se é boa, se não é, se ajuda ou não seu trabalho. Com a Expocatadores, os trabalhadores estão tendo a oportunidade de vivenciar um espaço de negócios”, afirma.

Exposição de Artes

Artistas renomados que trabalham com materiais recicláveis apresentarão suas obras em uma exposição coletiva em todo espaço da feira. Cada um deles dialogará com o público presente sobre como o material descartado pode se transformar em objetos de arte. Todos os participantes receberão certificado de participação.

Cada participante levará, para casa, sua produção artística como modelo para as próximas produções individuais. As oficinas, ocorrerão durante os três dias do evento, utilizando materiais recicláveis e serão ministradas por artistas/ arte educadores com experiência neste segmento.

Ação Educativa

Além dos participantes da feira – profissionais da reciclagem de todo o Brasil, serão recebidos alunos entre 8 a 14 anos, de escolas públicas e ou do Terceiro Setor, com objetivo de ampliar conhecimentos, vivenciar experiências e valorizar o universo dos catadores sua importância na cadeia da reciclagem, cuidados com o meio ambiente e as regras para o descarte e processos de do lixo de todo dia.

Será oferecido transporte, kit lanche, visita guiada com monitoria especializada por todo evento, participação nas oficinas, sessão especial de vídeo e certificado.

Entidades Confirmadas: Liga Solidária, Instituto Radio Tron, Instituto Esporte & Educação. Vagas: 600 estudantes, 200 por dia, 100 por período.

Serviço:

Expocatadores 2014

Data: 01 a 03 de dezembro de 2014

Horário: 10h – 20h

Local: Parque Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo, 02012-021

 

Publicado no Portal EcoDebate, 26/11/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa