EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Aconteceu no Rio de Janeiro o XIV Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

 

A 14ª edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente foi realizada nos dias 23 e 24 de outubro de 2014

 

A Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa) realizou nos dias 23 e 24 de outubro de 2014 o XIV Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente no Auditório do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, na cidade do Rio de Janeiro/RJ.

A abertura oficial foi marcada com uma homenagem à Desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Maria Collares Felipe Conceição pelos relevantes serviços prestados em prol das causas ambientais. A solenidade foi presidida pelo Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo da Silva Lima Neto, representando o Procurador-Geral de Justiça em exercício Alexandre Araripe, e pelo Presidente da Abrampa, Procurador de Justiça Sávio Bittencourt. Esteve presente, ainda, o Desembargador Ney de Barros Bello Filho proferindo a palestra de abertura “Discurso Jurídico Ambiental e Pós-modernidade”.

Participaram ainda o Conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público Esdras Dantas; o Secretário de Estado de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro Sérgio Romay; o Presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro Luciano Mattos também representando a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Elton Leme; a Presidente do Instituto Estadual do Ambiente, Inea, Isaura Frega; e a Coordenadora da Rede Latino Americana de Ministério Público Ambiental Sílvia Cappelli.

O primeiro dia de congresso foi marcado com a apresentação de três painéis: “Ação Civil Pública Ambiental: Inovações da Práxis dos Tribunais” com a presença de Emerson Garcia (MPRJ), Elton Martinez (TJRJ), Humberto Dalla (MPRJ) e Silvia Cappelli (MPRS); “Responsabilização por Danos ao Meio Ambiente: Análise da Efetividade” com Eládio Lecey (AMB), Fernando Akaoui (MPSP), Annelise Steigleder (MPRS) e Flávia Neviani (Funbio); e “Meio Ambiente Urbano: Construção, Favelização, Regularização Fundiária” com Marta Larcher (MPMG), Luis Fernando Barreto (MPMA) e Dênio Augusto (MPDFT).

No dia 24 de outubro, segundo dia de evento, os painéis abordaram “Instrumentos de Proteção Ambiental” com Paulo Locatelli (MPSC), José Alexandre (MPRJ) e Sandro Neis (MPSC); “O Desafio do Saneamento Ambiental” com Edison Carlos (Trata Brasil), Gustavo Frayha (SNSA) e Murilo Bustamante (MPRJ); “A Implantação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos” com Sheila Pitombeira (MPCE), Juliano de Barros (MPGO), Lucien Belmonte (Abividro), Maria Helena (Inpev), Renault Castro (Abralatas) e Luciana Freitas (BVRio); e “Novos caminhos da atuação do Ministério Público Ambiental” com Luciana Khoury (MPBA), Jarbas Soares Júnior (CNMP) e Mauro Elovitch (MPMG). O Ministro Herman Benjamim encerrou o XIV Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente com a palestra “STJ, o Tribunal da Cidadania Ambiental”.

O congresso foi realizado com o patrocínio da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), do Instituto Trata Brasil, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas) e da Bolsa Verde do Rio de Janeiro. Contou ainda com o apoio da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Amperj), da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Integrantes do Ministério Público no Estado do Rio de Janeiro (Coomperj), da Associação Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio). Apoiaram institucionalmente as seguintes entidades: Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil (Aprodab); Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG); Conselho Nacional dos Centros de Apoio Operacional de Urbanismo e Meio Ambiente (Concauma); Editora Câmara de Cultura e EcoDebate; Instituto “O Direito por um Planeta Verde”; Ministério Público do Trabalho e Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (CODEMAT); Ministérios Públicos Estaduais; Rede Latinoamericana de Ministério Público Ambiental.

Publicado no Portal EcoDebate, 30/10/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Aconteceu no Rio de Janeiro o XIV Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente

  • Os temas abordados no congresso são sumamente importantes, mas conflitam com a política de crescimento econômico, especialmente com a expansão da agropecuária.
    Portanto, não têm aplicabilidade prática.

Fechado para comentários.