EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Concentração de renda, artigo de Efraim Rodrigues

 

dólares

 

[EcoDebate] Esta semana um grande banco suíço concluiu um estudo preocupante sobre a concentração de riqueza no mundo.

Ao redor de 70% dos adultos ao redor do mundo possuem menos de dez mil dólares. Somada a riqueza destes 3,3 bilhões de pessoas, ela não passa de três porcento do total mundial. A outra parte, que você já pode imaginar, é composta por 0,7% dos adultos que possuem mais de um milhão de dólares. O patrimônio destes 35 milhões de pessoas corresponde a 44% de toda riqueza do mundo.

Não se iluda com a conversa que os ricos geram emprego. Ricos até geram alguns empregos, mas não distribuem riqueza, como mostrou Piketty em seu recente best seller. Nesta semana também ninguém menos que Bill Gates escreveu em seu blog concordando que o sistema econômico em que vivemos não consegue lidar com o problema da concentração de renda.

O próprio Bill Gates, apesar dos bilhões dados em filantropia, aumentou sua fortuna em 50% após deixar o cargo de CEO da Microsoft.

Além de um problema social e econômico, a concentração de renda é também um problema ambiental.

Não é o “homem” que destrói a natureza. Ao menos não a espécie humana como um todo. Um pequeno grupo se apropria de grande parte dos recursos naturais, na forma de roupas, carros, terras etc. Estas são suas propriedades privadas, um dogma moderno precioso. A poluição, extinção de espécies e mudanças climáticas, estas são de todos e um problema para a ONU resolver.

Meu pai sempre tentou me ensinar; Se tirou, devolva. Se sujou, limpe. Se comeu, lave.

Os objetos que usamos e nem mais consertamos de tão baratos que são, precisam ser caros a ponto de serem melhor utilizados. A água precisa custar a ponto de remunerar estratégias para sua conservação a longo prazo, e assim por diante com todos recursos naturais. A degradação de recursos afeta muito mais os pobres que dependem diretamente deles, que os ricos que sempre tem para onde correr.

Se esta injustiça preocupa um banco suíço, que dizer dos outros bilhões de pessoas sem conta na suíça?

Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br), Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Também ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva. É professor visitante da UFPR, PUC-PR, UNEB – Paulo Afonso e Duke – EUA
http://ambienteporinteiro-efraim.blogspot.com/

 

Publicado no Portal EcoDebate, 20/10/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa