EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Dados do Degrad (Degradação Florestal na Amazônia Brasileira) estão presos no Governo Federal

 

O monitoramento da cobertura florestal da Amazônia é realizado sistematicamente por um conjunto de projetos desenvolvidos e operados pelo INPE, órgão ligado diretamente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Entre esses projetos está o Mapeamento da Degradação Florestal na Amazônia Brasileira, conhecido como Degrad.

Sistema Degrad

Foto por Leonardo F. Freitas

O Degrad foi desenvolvido pelo INPE por conta da constatação, feita a partir de análises do Prodes e do Deter, de que era crescente a área de florestas que, embora estivessem sofrendo exploração, ainda não haviam sido totalmente convertidas – ou seja, não configuravam corte raso. São florestas que passaram por corte seletivo, em geral feita por exploração madeireira sem manejo sustentável, mas que conservam parte de seu dossel.

Após realizar e divulgar levantamentos para os anos de 2007, 2008, 2009 e 2010, o INPE não divulgou novos resultados desse monitoramento, que são publicados em http://www.obt.inpe.br/degrad/. No entanto, este site apurou que o INPE já tem os dados do mapeamento da degradação da cobertura florestal na Amazônia referentes a 2011, 2012 e 2013.  Cabe ao MCTI e ao Ministério do Meio Ambiente decidir sobre a divulgação pública dos dados do Degrad, assim como dos outros projetos de monitoramento.

Especialistas afirmam que os dados sobre degradação florestal são fundamentais porque o Degrad contribui para revelar a “qualidade” da floresta remanescente, complementando os dados do Prodes, que se dedica exclusivamente a quantificar as áreas que sofreram corte raso. Esse dado é relevante, ainda, para centros especializados, governamentais e não-governamentais, atualizarem as estimativas de emissões de gases de efeito estufa para o país, considerando os compromissos do Brasil com a Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima.

Fonte: Mídia e Desmatamento na Amazônia

EcoDebate, 20/08/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “Dados do Degrad (Degradação Florestal na Amazônia Brasileira) estão presos no Governo Federal

  • Para este tipo de comportamento altamente vergonhoso e repreensível do nosso não tão mais glorioso MMA e INPE, é que existe o Wikileaks. Algum corajoso no INPE ou MMA que realmente está preocupado com a questão do desmatamento?

  • Trata-se de um jogo de faz de conta, já que o Estado brasileiro, como todos os Estados capitalistas, tem suas atenções e forças dirigidas ao crescimento do PIB, ou seja, ao desenvolvimento econômico. Em outras palavras, os Estados capitalistas têm como objetivo fundamental promover as melhores condições possíveis para o desenvolvimento econômico do capitalismo, independentemente dos danos socioambientais que venham a ser causados.

Fechado para comentários.