EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Em todo o mundo, mais de 130 milhões de meninas sofreram algum tipo de mutilação genital

 

Quando tinha 12 anos, os pais desta menina quiseram que ela casasse com um homem muito mais velho. Foto: UNICEF/BANA2014-00451/MAWA
Quando tinha 12 anos, os pais desta menina quiseram que ela casasse com um homem muito mais velho. Foto: UNICEF/BANA2014-00451/MAWA

 

Novos dados divulgados nesta terça-feira (22) pelo Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) mostram a necessidade de medidas urgentes para acabar com a mutilação genital feminina e o casamento de crianças – duas práticas que afetam milhões de meninas em todo o mundo.

Os dados foram apresentados durante a Primeira Conferência das Meninas 2014, em Londres (Reino Unido), evento co-organizado pelo UNICEF e pelo Governo do Reino Unido.

Mais de 130 milhões de meninas e mulheres sofreram algum tipo de mutilação genital feminina em 29 países da África e do Oriente Médio.

Além disso, a prática do casamento infantil – muito comum nos mesmos países onde as mulheres sofrem com a mutilação genital feminina – afetou mais de 700 milhões de mulheres, que foram obrigadas a se casar quando eram crianças. Mais de 1 em cada 3 delas – cerca de 250 milhões de mulheres – se casaram antes dos 15 anos.

“Os números nos dizem que devemos acelerar nossos esforços. E não vamos esquecer que estes números representam vidas reais. Enquanto estes são problemas de escala global, as soluções devem ser locais, impulsionadas pelas comunidades, as famílias e as próprias meninas para mudar a mentalidades e quebrar os ciclos que perpetuam a mutilação genital feminina e o casamento infantil”, disse o diretor executivo do UNICEF, Anthony Lake.

“Não podemos deixar que os números surpreendentes nos entorpeçam, mas que nos obriguem a agir”, acrescentou.

Segundo a ONU, a prática da mutilação genital feminina não tem benefícios para a saúde, provoca dor intensa e tem várias consequências para a saúde em curto e em longo prazo, incluindo hemorragias prolongadas, infecções, infertilidade e morte.

Ao mesmo tempo, as meninas que se casam antes de completar 18 anos são menos propensas a permanecer na escola e têm mais possibilidades de sofrer violência doméstica, além de ter complicações na gravidez e no parto por conta da idade.

“As meninas não são propriedades. Elas têm o direito de determinar o seu destino e, ao fazê-lo, todos são beneficiados”, disse Lake.

Fonte: ONU Brasil

EcoDebate, 23/07/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Em todo o mundo, mais de 130 milhões de meninas sofreram algum tipo de mutilação genital

  • Sensacional este artigo. Sempre me indaguei quanto ao que passa na cabeça de uma criança do sexo feminino que enfrenta o ato sexual antes mesmo de imaginar o que seja isto. E, pior, com homens – pedófilos, sem qualquer educação sexual, sem qualquer respeito à mulher, principalmente na prática do sexo heterossexual. Pela primeira vez vejo levantar-se alguém ou entidade contra esta realidade humilhante! Coisa que não existe no meio de qualquer espécie animal irracional. Parabens, e vamos em frente, a procura de resultados vitoriosos.

Fechado para comentários.