Câmara rejeita exigência de depósito definitivo de rejeitos radioativos para construção de futuras usinas nucleares

 

resíduos nucleares

 

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados rejeitou na quarta-feira (7) o Projeto de Lei 4709/04, que proíbe a construção de novas usinas nucleares no Brasil até que o País disponha de um depósito definitivo de rejeitos radioativos. A proposta define como “novas usinas nucleoelétricas” aquelas projetadas depois das usinas de Angra 1, 2 e 3.

Como tem caráter conclusivo e foi rejeitado pela única comissão que analisaria seu mérito, o projeto será arquivado, a menos que haja recurso solicitando a análise do texto no Plenário.

De acordo com o projeto, apresentado pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), o depósito definitivo não poderia ficar próximo às usinas, como os atuais, mas em locais isolados que não possuam falhas geológicas.

Autor do parecer vencedor, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) defendeu a rejeição da proposta. Ele argumentou que os principais países produtores de energia nuclear, como a França, ainda não possuem depósitos definitivos para seus rejeitos de alto nível de radiação, mas nem por isso são obrigados a paralisar seus programas de geração de energia nucleoelétrica.

“Se esses países conseguem administrar com segurança os seus rejeitos, mais facilmente podemos nós, que possuímos um parque nuclear cuja ordem de grandeza é bem inferior”, disse Ferro.

Reportagem- Murilo Souza
Edição – Daniella Cronemberger
Agência Câmara de Notícias

 

EcoDebate, 12/05/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Um comentário em “Câmara rejeita exigência de depósito definitivo de rejeitos radioativos para construção de futuras usinas nucleares

  1. É um bando de ineptos que não têm consciência do perigo que representa isso para os brasileiros. A maioria das nações inlcusive a Alemanha já estão desmontanbdo suas usinas por conta da inviabilidade e aqui o que se pensa em manter e ampliar. O mote é colocarmos os propositores para tomarem conta delas, já que acham que não têm perigo ou colocarem o depósito em suas casas suntuosas

Comentários encerrados.

Top