EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

MCTI, Ibict e agência GIZ farão site sobre energia heliotérmica

 

Shams 1
Shams 1. Foto Arabian Gazette – Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, uma federação de reinos ricos em petróleo, colocou em operação a maior usina de Energia Solar Concentrada (CSP) do mundo, cujo custo de construção foi de US$ 600 milhões, e que fornecerá energia para 20 mil residências

 

Plataforma será importante canal de informações em português sobre esse tipo de tecnologia

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do governo da Alemanha (GIZ, na sigla original), vão criar um portal de informações, comunicação e aprendizagem sobre energia solar concentrada(CSP, na sigla em inglês).

Segundo o coordenador de Tecnologias Setoriais de Energia da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Setec/MCTI), Eduardo Soriano, a plataforma online será “o mais importante” canal de informações em português sobre CSP e contribuirá para a difusão do conhecimento acerca do tema no país.

O site também deve fomentar a imagem desse tipo de tecnologia no Brasil, ao estabelecer a comunicação entre a iniciativa privada, universidades, governo e organizações não governamentais (ONGs), além de promover intercâmbio e trabalho conjuntos. A previsão é a de que o site seja lançado ainda neste semestre.
Cooperação Brasil-Alemanha

O projeto integra as atividades de cooperação bilateral Brasil-Alemanha em energia solar concentrada, que prevê um conjunto de ações para capacitar o país a desenvolver e utilizar essa energia. “O objetivo é criar condições para introduzir uma nova fonte de energia no país”, pontuou Soriano.

A ação vai ao encontro de outras iniciativas coordenadas pelo MCTI, como a publicação de uma chamada pública, no ano passado, para “Capacitação Laboratorial e Formação de Recursos Humanos em Energia Eólica e Energia Heliotérmica”, que disponibilizou R$ 3,5 milhões para projetos nessa área.

“Hoje temos investido em parques eólicos e energias fotovoltaicas, que são os painéis solares, e estamos nos preparando para uma futura inserção da energia heliotérmica”, informou o coordenador do MCTI.

Por Raphael Rocha – Assessoria de Comunicação do MCTI.

EcoDebate, 24/02/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa