EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Documentário sobre as vítimas das bombas de Hiroshima e Nagasaki estreia nos EUA

 

IUFF - International Uranium Film Festival

 

Filme ‘08:15 de 1945’ será exibido em fevereiro, durante a mostra do IUFF – International Uranium Film Festival, em Nova Iorque

O filme ‘08:15 de 1945’, produção Brasil-Argentina dirigida pelo cineasta Roberto Fernandez, um argentino radicado no Brasil, é um dos destaques da mostra que o IUFF – International Uranium Film Festival realizará em Nova Iorque.

O longa-metragem conta a história de vida e as memórias dos sobreviventes das explosões atômicas em Hiroshima e Nagasaky, no fim da Segunda Guerra Mundial, que vieram morar em São Paulo. Refugiados no Brasil, esses japoneses que sobreviveram ao maior massacre em massa da história da humanidade relatam o que viram e viveram naquele agosto de 1945.

O filme será exibido pela primeira vez nos EUA no The Pavilion Theater, na quarta-feira 19 de fevereiro, às 16h30, durante a mostra que o IUFF promoverá na Big Apple.

Realizadores dos EUA, Índia e Brasil participarão da mostra em Nova Iorque, e a carioca diretora do festival, Marcia Gomes de Oliveira, representante da Agenda 21 da FAETEC Rio de Janeiro também estará presente em todas as atividades do International Uranium Film Festival nos EUA.

A mostra do IUFF em Nova Iorque acontecerá de 14 a 19 de fevereiro. A entrada para as sessões de cinema, assim como para as atividades paralelas à mostra (debates e mesas temáticas), será mediante compra de ingresso.

Filme foi lançado em 2012 no Brasil e só agora chega ao EUA através do IUFF

Lançado em 2012, na segunda edição do IUFF, só agora o longa-metragem será exibido pela primeira vez nos Estados Unidos e promete ser um dos destaques da mostra naquele país.

No Rio de Janeiro, quando estreou na Cinemateca do MAM, durante o International Uranium Film Festival, a sessão contou com a presença do diretor e dos imigrantes japoneses Takashi Morita, 88 anos, e Kunihiko Bonkohara, 72 anos, ambos sobreviventes da bomba lançada pelos norte-americanos.

Sinopse do filme

08:15 de 1945’ – 6 de agosto de 1945, às oito e quinze da manhã os EUA jogam a bomba atômica contra a população civil da cidade de Hiroshima. Este documentário relata a vida de sobreviventes que vieram morar no Brasil. Argentina/Brasil, 2012, 78 min, português, direção  Roberto Fernandez, produção O Movimento Falso Filmes. Classificação indicativa 16 anos.

O filme teve apoio institucional de Hiroshima Peace Culture Foundation, Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Centro Cultural Hiroshima, Associação Hibakusha Brasil Pela Paz, Mercearia Sukiyaki; e Apoio Econômico da Japan Foundation e Associação Hibakusha Brasil Pela Paz.

Washington também receberá mostra do International Uranium Film Festival

Além de Nova Iorque, o IUFF fará uma mostra em Washington nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, antes de chegar a Nova Iorque. Na capital norte-americana, o International Uranium Film Festival acontecerá no Instituto Goethe(812 7th Street, NW, Washington, DC 20001).

O International Uranium Film Festival é o primeiro festival de cinema a tratar dos problemas e desafios relacionados às questões nucleares e radioativas. Este ano, o festival chega a sua quarta edição, já tendo passado por grandes capitais mundiais, como São Paulo, Recife, Salvador e Fortaleza, no Brasil; e Lisboa e Porto, em Portugal; Berlim e Munique, na Alemanha, e esteve, ainda, em dez grandes cidades na Índia, incluindo Nova Delhi, Hyderabad e Mumbai.

A edição 2014 do International Uranium Film Festival acontecerá de 14 a 24 de maio na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

Serviço:

International Uranium Film Festival em Washington

10, 11 e 12 de fevereiro de 2014

Instituto Goethe – 812 7th Street, NW, Washington, DC 20001

International Uranium Film Festival em Nova Iorque

14, 16, 17, 18 e 19 de fevereiro de 2014

Teatro Pavilhão188, Prospect Park, Brooklyn, N° 11215

 

EcoDebate, 12/02/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa