EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Estados Unidos anunciam proibição do comércio de objetos de marfim

 

elefante
Somente em 2013, 22 mil animais foram abatidos ilegalmente em 27 países africanos; apreensões de marfim já são as maiores dos últimos 25 anos; destino do contrabando geralmente é a China e a Tailândia. Foto: Banco Mundial

 

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que proibirão o comércio de marfim, em um novo esforço para ajudar os países africanos a lutar contra a caça ilegal de elefantes e rinocerontes. Matéria da AFP, no Yahoo Notícias.

“Esta proibição é a melhor forma de garantir que o mercado dos Estados Unidos não contribua para a diminuição dos elefantes africanos que vivem em estado selvagem”, destacou a presidência americana em um comunicado.

O decreto da Casa Branca proíbe qualquer importação de marfim de elefante da África, em particular na forma de Antiguidades, e as exportações – com algumas exceções, entre as quais algumas antiguidades genuínas.

Para ser considerado uma antiguidade, um objeto deve ter mais de 100 anos e cumprir com outros critérios estabelecidos pela lei americana de proteção de espécies em risco de extinção.

O comércio ilegal de marfim é alimentado em grande parte pela demanda de Ásia e Oriente Médio, onde as presas de elefantes e os chifres dos rinocerontes são usados na medicina e na ornamentação. A caça ilegal tem aumentado nos últimos anos na África, ameaçando estas espécies.

EcoDebate, 12/02/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa