EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Livro apresenta riscos da exploração de Urânio e Fosfato no Ceará

 

Exploracao-de-Uranio-contamina-Agua-em-Caetite-BA

“As terras deste lugar
Já foi um mato fechado
Com as árvores secular
Deixava o chão adubado
Esse torrão de beleza
Faz parte da natureza
Merece ser respeitado”
(Chico Paiva – Riacho das Pedras)

“No Ceará – A peleja da vida contra o urânio” é o título da publicação produzida pela Cáritas Diocesana de Sobral, no Ceará, que apresenta um diagnóstico e os possíveis impactos da exploração da mina de urânio e fosfato da Mina de Itataia, localizada no município de Santa Quitéria, no Sertão Central cearense. A cartilha foi produzida em parceria com a Articulação Antinuclear do Ceará, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para Sustentabilidade (Tramas), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e teve o apoio da Cáritas Regional Ceará e da Cáritas Brasileira.

A publicação apresenta um diagnóstico dos territórios camponeses ameaçados pelo projeto de exploração capitalista representado pela exploração da mina de Itataia, apresenta também informações sobre o que são o urânio e fosfato e que riscos a exploração desses minerais trazem para a sociedade. A cartilha também contribui para desconstrução do mito de que a energia nuclear seria uma energia limpa e barata, mostrando o contrário que esse tipo de energia pode se revelar cara e perigosa.

O texto apresenta também a realidade no município de Caetité, na Bahia, onde se localiza a única mina em exploração no Brasil e os diversos riscos para a saúde e o meio ambiente que a exploração e o processamento do urânio trazem cotidianamente para aquela população que já fez inúmeras denúncias públicas e judiciais sobre vazamentos e acidentes de trabalho na mina.

Por fim, a cartilha pretende ser instrumento de formação e mobilização entre as comunidades que podem ser impactadas pela exploração da mina, no município de Santa Quitéria e em seu entorno.

Para ler CLIQUE AQUI

por Monyse Ravena, assessora de Comunicação da Cáritas Brasileira Regional Ceará

EcoDebate, 21/01/2014


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa