EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

2013 será um dos anos mais quentes da história, alerta a Organização Meteorológica Mundial

 

aquecimento global

 

Segundo especialistas da OMM, a elevação do mar corresponde ao dobro do registrado no século passado, que era de 1,6 mm/an

Segundo especialistas da OMM, a elevação do mar corresponde ao dobro do registrado no século passado, que era de 1,6 mm/an

REUTERS/Samrang Pring

A Organização Meteorológica Mundial afirma que o ano de 2013 está sendo marcado por fenômenos naturais extremos, como o supertufão Haiyan nas Filipinas, e um aumento recorde do nível do mar. Este ano também deve ser um dos mais quentes da história, alertou a agência da ONU nesta quarta-feira, 13 de novembro de 2013.

O relatório da Organização Meteorológica Mundial foi divulgado hoje na Suíça, com base em dados recolhidos nos nove primeiros meses do ano. Ele indica que 2013 está a um passo de entrar para a lista dos dez anos mais quentes desde 1850, quando os dados começaram a ser coletados.

A maior parte das regiões do planeta registrou temperaturas superiores à média, em particular a Austrália, América do Norte, o nordeste da América do Sul, o norte da África e uma grande parte da Eurásia

Aumento do nível do mar

A agência especializada da ONU constatou que o nível do mar atingiu um novo recorde em março de 2013. Segundo especialistas da OMM, a elevação do mar tem ocorrido num ritmo de 3,2 milímetros por ano em média, medida que se aproxima do ritmo de 3 mm/ano observado entre 2001 a 2010, e corresponde ao dobro do registrado no século passado, que era de 1,6 mm/ano.

Esse aumento do nível do mar vai continuar com o derretimento das calotas polares. Outro dado alarmante: os oceanos absorvem 90% do calor gerado pelos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, um fenômeno que vai continuar influenciando o clima nas próximas décadas.

Este relatório é mais uma advertência aos especialistas reunidos na Conferência de Mudanças Climáticas da ONU, em Varsóvia, que devem encontrar um novo acordo global sobre o controle das emissões de CO2 até 2015.

Matéria da RFI, reproduzida pelo EcoDebate, 14/11/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa