EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Rádio Senado apresenta reportagem sobre matança de índios nas décadas de 40, 50 e 60

 

indigenas

 

A matança de índios no Brasil nas décadas de 40, 50 e 60 foi registrada em relatório do procurador Jader Figueiredo, uma investigação encomendada pelo então ministro do interior, Albuquerque Lima, em resposta às comissões parlamentares de inquérito instaladas no Congresso Nacional ao longo dos anos 60.

O chamado Relatório Figueiredo foi considerado perdido por estar, supostamente, entre os documentos destruídos por um incêndio suspeito ocorrido na sede da Funai nos anos 70.

Mas não estava. O documento foi encontrado em 2012 no Museu do Índio pelo pesquisador Marcelo Zelic, que participou de audiência sobre o tema no Senado em maio. O procurador Jader Figueiredo e sua equipe viajaram por mais de 16 mil quilômetros, entrevistando dezenas de agentes de 130 postos do então Serviço de Proteção ao Índio.

O resgate do Relatório Figueiredo é o tema da reportagem especial “Sangue, suor e lágrimas”, que vai ao ar na Rádio Senado nesta sexta e no fim de semana.

Sangue, suor e lágrimas – o relatório Figueiredo e a matança de índios

http://www.senado.leg.br/noticias/Radio/baixar_arquivo_audio.asp?arquivo=COD_AUDIO_434566.mp3

 

EcoDebate, 19/08/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa