EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Ibama combate incêndios criminosos na Terra Indígena Maraiwatsede

 

Ibama combate incêndios criminosos na Terra Indígena Maraiwatsede

 

Terra Indígena Maraiwatsede, localizada no município de Alto Boa Vista (1019 quilômetros de Cuiabá/MT), tem sido alvo de inúmeros focos de incêndios de origem criminosa. Com uma área total de 165.000 hectares, estimativa-se que 31.000 hectares já formam queimados.

O Centro Especializado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) está combatendo o fogo com os brigadistas do Assentamento Bordolândia. A situação está difícil para o combate em virtude da ação criminosa de vândalos que estão ateando fogo em várias partes da Terra Indígena. Dados de satélites utilizados pelo Prevfogo, para monitorar os focos de calor na região, registram a maioria está localizada próxima das rodovias que cortam ou circundam a área indígena.

Segundo o coordenador estadual do Prevfogo, analista ambiental Cendi Ribas, desde janeiro foram detectados 888 focos de calor nas terras indígenas de Mato Grosso. “Nos últimos 30 dias, período proibitivo de queimadas, foram detectados 654 focos. Só na TI Maraiwatsede foram 120 focos.”

O Corpo de Bombeiros do estado foi acionado e estará enviando uma equipe de Barra do Garças para ajudar os brigadistas no combate aos incêndios.

Forças policiais estão sendo solicitadas para identificar e prender os criminosos ambientais. Os danos para o meio ambiente são elevados. Há, também, o risco do fogo perder o controle e atingir lavouras e propriedades fora da terra indígena

Nicélio da Silva
Ascom Ibama/MT
Foto: Nicélio da Silva – Ascom Ibama/MT

 

Informe do Ibama, publicado pelo EcoDebate, 19/08/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

2 thoughts on “Ibama combate incêndios criminosos na Terra Indígena Maraiwatsede

  • Sempre surgem essas acusações vazias e sem provas do IBAMA. Na verdade é simples , podem comparar que os focos aumentaram em mais de 50 vezes, simples , os XAVANTES, tradicionalmente caçam usando a tradicional RODA DE FOGO, todas as reservas, xavantes ardem todos os anos, agora querem atribuir a um anônimo a INCOMPENTENCIA EM PREVINIR E COIBIR TAIS QUEIMADAS UMA VEZ QUE OS ÍNDIOS NÃO RESPEITAM OS PODERES INSTITUÍDOS. Se olharem em seus arquivos vera que já denunciava isso em 2010 e 2011, tenho também denúncias de 2005.

  • Cendi Ribas Berni

    A coordenação estadual do prevfogo MT afirma, com base em testemunhos dos brigadistas e de investigações de causas e origens dos incêndios que a maior parte dos focos de calor detectados na Terra Indígena Maraiwatsede foram de origem criminosa e surgiram à margem das rodovias circundantes. Não estamos negando que os xavantes usam o fogo e, muitas vezes, causam incêndios pelas suas atividades de caça. Mas nesse caso, a a maior parte dos incêndios têm sido de causa criminosa, provavelmente por parte daqueles que se sentiram prejudicados pela desintrusão. E são os mesmos que agora tentam, sem sucesso, desqualificar nossa ações.

Fechado para comentários.