EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Senador João Capiberibe diz que formulará projetos para a incorporar o capital natural às contas nacionais

 

floresta amazônica

 

O senador João Capiberibe (PSB-AP), disse, nesta sexta-feira (5) que deve apresentar iniciativas de lei para que os governos incorporem o capital natural na contabilidade nacional. O senador prestou contas de sua viagem a Berlim, na Alemanha, no mês passado, onde participou do primeiro Encontro sobre Capital Natural, promovido pela Globe International, organização que reúne parlamentares do mundo todo.

Segundo o senador, o objetivo do encontro foi fornecer aos legisladores informações sobre a importância de elaborar projetos de lei que visem a incorporar o chamado capital natural à contabilidade nacional dos governos. Capiberibe explicou que o capital natural são os bens e serviços fornecidos pelos sistemas naturais, como o sol, o ar, a água, o solo, a fauna e a flora, bem como os processos de produção de energia e transformação da matéria-prima neles existentes.

– Quando um país explora seus recursos minerais, pesqueiros, hídricos, florestais e outros, na realidade ele está esgotando essas riquezas, mas a redução desses bens não aparece no PIB [produto interno bruto]. A redução não é medida pela contabilidade nacional clássica – explicou o senador.

Capiberibe disse que ausência de indicadores do capital natural pode dar uma ideia equivocada quanto ao desempenho da economia de um país. O senador disse que os ecossistemas estão se deteriorando em todo o planeta e isso compromete a capacidade dos países de dar bem-estar à população.

– A incorporação do capital natural no sistema de contas nacionais pode contribuir para a tomada de decisões. No caso específico da biodiversidade amazônica, entre converter um hectare de floresta num campo de soja e usar economicamente essa floresta, é evidente que a opção tem que ser pela preservação do capital natural – afirmou.

Segundo Capiberibe, ao final do encontro, os representantes do Legislativo de mais de 25 países redigiram um comunicado para promover uma melhor compreensão do capital natural e da importância da sua avaliação. Entre os principais aspectos do comunicado, está o de reconhecer que o PIB é apenas uma medida parcial da riqueza nacional e do bem-estar.

– A instituição do TEEB [nome em inglês para Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade] estimou que até 2050 as perdas acumuladas devido à degradação dos ecossistemas serão equivalentes a 7% do PIB global – informou o senador.

O senador concluiu, dizendo que certamente fará projetos de leis relacionados ao capital natural.

– A nossa preocupação é com o presente, mas também com as gerações futuras – afirmou.

Matéria da Agência Senado, publicada pelo EcoDebate, 08/07/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

3 thoughts on “Senador João Capiberibe diz que formulará projetos para a incorporar o capital natural às contas nacionais

  • Obrigado por trazerem uma (rara) notícia sobre boa iniciativa por parte de um político nacional. Esse projeto do senador João Capiberibe é um alento em um dia cheio de más notícias.

  • Não sei não. Respeito os que pensam em contrário, mas considerar bens de capital a natureza, por abranger subsolo, solo, águas, ares e cobertura vegetal, assim como a biodiversidade (Vida) terá a vertente da malversação dessa “natureza” para “saldar desmandos de gastos dos que acumularam dívidas quase impagáveis” pela governança subalterna às ganâncias capitalistas centradas nas “hegemônicas” potências.
    A citação de parte do texto do próprio senador:” A incorporação do capital natural no sistema de contas nacionais pode contribuir para a tomada de decisões. No caso específico da biodiversidade amazônica, entre converter um hectare de floresta num campo de soja e usar economicamente essa floresta, é evidente que a opção tem que ser pela preservação do capital natural – afirmou.” já revela que ele prevê o crivo de “avaliações” – às decisões!.
    Como senador ele tem experiência de quanto “políticos” e “gestores estatais” decidem mal tais alternativas de arbítrio.
    Grande exemplo são das decisões sobre Belo Monte, Tapajós, novas Nucleares, expansão de “O.G.M.” (os transgênicos), o loteamento de quadras florestais da floresta amazônica para “exploração sustentável” (sic) de produtos e extrações” da farta biodiversidade, etc. etc.
    Desde que instituíram o lema “Um Brasil de todos” que andam rondando que os “todos” não sejamos apenas nós, os brasileiros, e também os “demais do planeta”. Sou favorável a que administremos “nosso” país em favorecimento preferencial de sua população e dos nativos e do exercício de uma solidariedade aos demais países do globo, desde que não subordinativamente à exploração abusiva dos “dominantes” da globalização.
    Quando “pagarem” com moeda falsa um valor maior do que o da avaliação ambiental para destruí-la e nela construir, por exemplo, uma base militar, certo é que os tupiniquins não resistirão à tentação de uma decisão esdrúxula.
    Quem realmente ambiciona sabe ser persuasivo em qualquer situação. E quem não preserva bem uma escala de valores éticos se torna, facilmente, muito concessivo.
    Não sou a favor. A natureza é sagrada e a humanidade o saberá um dia. Não se pode por preço nela! Não é mercadoria! Vamos resistir à proposta do ilustre senador?

  • Concordo com o Sr. Hélcio, nada mais querem que ‘financeirizar’ a natureza, ou seja vende-la aos grandes empresários, vide a situação da outorga de água em nosso país, vários cursos hídricos estão outorgados por grandes empresas, ficando os moradores locais a mercê deste grupo ‘satânico’.
    Sejamos formadores de opinião!

Fechado para comentários.