EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

PF apreende 700 kg de peixe em extinção no Ceagesp

 

Ceagesp
CEAGESP em São Paulo é ponto de referência na venda de pescados (Ceagesp / Divulgação)

 

A Polícia Federal (PF) apreendeu ontem (21) 38 peixes de comercialização proibida na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a Ceagesp. A apreensão, que totaliza cerca de 700 quilos (kg), foi feita em duas empresas que vendiam peixes da espécie Rhinobatos horkelli, conhecida como cação-viola ou raia-viola. A espécie é encontrada na zona litorânea, em locais com fundo arenoso e está em processo de extinção. Os proprietários das duas lojas foram presos.

De acordo com a PF, os acusados apresentaram notas fiscais, mas os papéis não faziam referência à espécie Rhinobatos horkelli. O material apreendido foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.

As empresas, que estão regularizadas, podem receber sanções administrativas e multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, o Ibama. Os dois presos responderão pelos crimes previstos no Artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais e as penas podem chegar a três anos de detenção ou multa.

De acordo com a Ceagesp, a ação da PF ocorreu de surpresa, mas contou com o apoio da companhia. “A fiscalização da Companhia prestou todo o apoio, pois nem sequer teve tempo de identificar antecipadamente a comercialização irregular da mercadoria”, disse em nota.

A Ceagesp informou também que, desde 2010, não há registro de irregularidades no pavilhão de pescados. De acordo com a companhia, o total apreendido representa menos que 0,5% do total de pescado comercializados por dia (cerca de 150 toneladas). O valor comercial da espécie Rhinobatos horkelli é cerca de R$ 3 o quilo.

Edição: Denise Griesinger

Matéria de Bruno Bocchini, Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 22/05/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa