EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Festival Internacional sobre Energia Nuclear 2013, no MAM Rio de Janeiro, começa em Maio

 

Festival Internacional sobre Energia Nuclear 2013, no MAM Rio de Janeiro, começa em Maio

 

Urânio Em Movi[e]mento, o 3º Festival Internacional sobre Energia Nuclear será de novo na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), de 16 a 26 de Maio de 2013.  O festival que é internacionalmente reconhecido como Uranium Film Festival é o primeiro festival de cinema no mundo que reúne ciência, tecnologia, arte e informação sobre a temática nuclear e elementos radioativos como o Urânio. Cineastas e documentaristas do Brasil e do exterior participam do festival com seus filmes sobre o complexo da produção da energia nuclear, bombas atômicas, acidentes radioativos e sobre radioatividade em geral: de Hiroshima a Fukushima, de Los Alamos a Caetité.

A Cinematografia Brasileira na Era Nuclear

Uma estrela do festival será a première mundial de um novo filme da baiana cineasta Laura Pires. O documentário – que ainda não tem nome – fala sobre a mineração de urânio na Bahia em Caétite e Lagoa Real. A mina da Bahia é a única mina de urânio do Brasil atualmente em operação. Laura Pires já foi produtora dos filmes do famoso cineasta Roberto Pires e realizou com ele duas obras-primas da cinematografia sobre a era nuclear.

“Fora do filme de Laura Pires, o festival vai estrear vários novos filmes do Japão, Estados Unidos, Austrália, Israel, Alemanha, Índia, Ucrânia, Romania, França, Rússia e Itália, mas a seleção final dos filmes ainda não está pronta. Estamos selecionando mais de 30 filmes entre 150 filmes recebidos”, diz Marcia Gomes de Oliveira, diretora executiva do festival e professora da escola técnica em audiovisual Adoplho Bloch/FAETEC .

Urânio Em Movi[e]mento é o único festival internacional de cinema no mundo que reúne ciência, tecnologia, arte e informação sobre a temática nuclear.  A 1ª edição aconteceu de 16 a 28 de maio de 2011, em Santa Teresa, nos Centros Culturais Laurinda Santos Lobo e Parque das Ruínas. Ao todo foram exibidos 38 filmes dos cinco continentes, para aproximadamente mil pessoas, entre estudantes, professores, cineastas e convidados provenientes de Salvador, Goiânia, Estados Unidos, Costa Rica e África do Sul. Depois do Rio de Janeiro, o festival viajou com os filmes mais importantes para as capitais brasileiras São Paulo, Salvador, Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza, indo depois para Portugal, em Porto, Lisboa, Peniche e Nisa.

A 2ª edição foi reconhecida oficialmente pela Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 como atividade paralela da Conferência e aconteceu de 28 de junho e 14 de julho de 2012, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM. Contou com a exibição de 54 filmes e a presença de cineastas, jornalistas e especialistas de Goiânia, Estados Unidos, Japão, Itália, Ucrânia, Alemanha. Argentina e Espanha, em meio a um público de 1.800 pessoas. As mostras itinerantes do 2º festival viajaram para Berlim, na Alemanha, e para dez importantes cidades da Índia: Nova Delhi, Shillong, Ranchi, Manipal, Hyderabad, Chennai, Pune, Thrissur, Bangalore e Mumbai.

Uranium Film Festival na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro MAM, de 16 a 26 de Maio de 2013, Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo

Maiores informações:

Email: info@uraniumfilmfestival.org

Site: http://www.uraniumfilmfestival.org/index.php/pt/

Norbert Suchanek

Uranium Film Festival – Urânio Em Movi(e)mento
Rua Monte Alegre 356 / 301
Santa Teresa
Rio de Janeiro / RJ
CEP 20.240-194
Brasil

Email: info@uraniumfilmfestival.org
www.uraniumfilmfestival.org

Tel: 0055-21-2507 6704

EcoDebate, 21/03/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa