EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Deputados contra eleição de Pastor Feliciano criarão frente parlamentar de direitos humanos

 

Brasília, 06/03/2013 - Grupos protestam contra indicação do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Diretos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
Brasília, 06/03/2013 – Grupos protestam contra indicação do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para a presidência da Comissão de Diretos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Foto de José Cruz/ABr

 

Parlamentares poderão ainda sair da comissão, questionar o presidente da Câmara sobre a forma como ocorreu a eleição ou levar o caso ao STF.

Deputados e manifestantes afirmaram que Pastor fez declarações contra negros e homossexuais.

Insatisfeitos com a escolha do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara, um grupo de legisladores decidiu criar uma frente parlamentar para tratar do tema. Esses deputados acusam o novo presidente de racismo e homofobia, por declarações divulgadas por ele na internet. Um dos líderes do movimento, deputado Domingos Dutra (PT-MA), que presidiu o colegiado no ano passado, justificou a criação da frente.

Para criar uma Frente Parlamentar na Câmara são necessárias 157 assinaturas de deputados. Nesta terça-feira (12), o grupo contrário ao Pastor Marco Feliciano na presidência da Comissão de Direitos Humanos tem reunião marcada para as 10 horas. Eles vão debater se continuam na comissão, se questionam o presidente da Câmara ou até mesmo se levam o caso ao STF. Um dos argumentos principais é o fato de os manifestantes terem sido impedidos de entrar no Plenário da comissão durante a eleição do presidente, o que seria contrário ao regimento da Câmara.

“Eu não vi nenhuma declaração contra o Pastor vinda de nós. Foi ele quem declarou nas mídias sociais que a África é condenada porque foram excluídos de Noé e, portanto, lá é uma praga, o negro é uma praga. Foi ele quem disse que as pessoas do mesmo sexo que estão juntas são responsáveis pelo ódio e pela violência”, afirmou Dutra.

“O Pastor tem um projeto que tenta anular a decisão do Supremo Tribunal Federal que validou a união civil, ou seja, o Pastor e seus amigos estão mais atrasados do que a ONU, a OEA, o Supremo e o Poder Executivo Federal. O Poder Legislativo deve estar na vanguarda e ele está na retaguarda. Todos os projetos dele são contra gays, lésbicas, prostitutas, negros”, continuou.

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/audios/13d5a79c117.mp3
Ouça entrevista com o deputado Domingos Dutra sobre o assunto.
Domingos Dutra: o Pastor (Feliciano) declarou que africanos são condenados porque foram excluídos por Noé.

Domingos Dutra
Domingos Dutra. Arquivo/ Saulo Cruz

Ao tomar posse, na semana passada, o Pastor Marco Feliciano prometeu exercer o cargo com isenção, “como um magistrado”. O deputado Domingos Dutra ressaltou que a Comissão de Direitos Humanos deve lidar com as diferenças e ter um caráter plural. “Eu espero que ele ficando na comissão dê consequência não ao discurso dele, mas ao regimento da Câmara: quais são as atribuições da comissão, os preceitos dos organismos internacionais que não permitem que em uma comissão de direitos humanos se tenha preconceito de qualquer jeito”, elencou Dutra.

Ele lembrou que o presidente da comissão terá que atender pessoas de qualquer religião. “Pode chegar um ateu, um representante de um terreiro de qualquer matriz africana que tem que atender. Eles são contra tudo isso. Eles acham que quem professa qualquer religião de matriz africana está propalando a imagem do Cão, do Lúcifer, do Satanás”, disse Dutra.

Reportagem-Marise Lugullo/Rádio Câmara
Edição- Mariana Monteiro

Matéria da Agência Câmara Notícias, publicada pelo EcoDebate, 12/03/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa