EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

INPE lança projeto de recomposição da mata nativa de seu campus

 

notícia

 

Em uma área de 23,7 hectares do campus do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Cachoeira Paulista, serão plantadas espécies nativas da Mata Atlântica, encontradas nas serras do Mar e da Mantiqueira. É o que prevê o Projeto Mata Nativa, lançado na sexta (22) para ser executado em parceria do INPE com a Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba, uma organização não governamental (ONG).

O coordenador do projeto, Jean Ometto, informou que o plantio será feito pela ONG e caberá ao INPE acompanhar o impacto da nova vegetação sobre o meio ambiente, por meio do monitoramento da formação hidrológica, de nutrientes no solo, e do crescimento das espécies.

O que motivou a iniciativa, segundo ele, foi o levantamento feito em 2008 sobre o quanto o INPE emite de carbono sem uma compensação ao meio ambiente. O cálculo indicou a emissão de 2 mil a 2,5 mil toneladas de carbono por ano. “Nosso propósito, agora, é recompor a biodiversidade nos próximos 20 anos”, estimou o cientista.

Com reposição de espécies nativas, a expectativa é que haja também estímulo ao povoamento da fauna, em razão da interação natural na reprodução vegetal e animal, disse Paulo Valadares, secretário executivo da ONG. Entre as 80 diferentes espécies nativas da Mata Atlântica serem plantadas estão o amendoim-bravo, ipê-roxo, paineira, pau-viola, jequitibá-rosa e sangra-d’água.

Edição Beto Coura

Reportagem de Marli Moreira, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 25/02/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao EcoDebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “INPE lança projeto de recomposição da mata nativa de seu campus

  • Parabéns ao INPE pela iniciativa! Enquanto isso as invasões de Mata Atlântica no RJ continuam… Mas nem tudo está perdido, pois a prefeitura da Cidade Maravilhosa vem recompondo as praias urbanas com vegetação de restinga, sendo que na Praia da Reserva ela ainda predomina (fotos e outras informações disponíveis em http://www.ecoclics.com.br/2013/02/18/intrusos-na-reserva/ ).

Fechado para comentários.