EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

PNUMA alerta para os riscos associados à exposição ao mercúrio nos países em desenvolvimento

 

A utilização de mercúrio para extrair artesanalmente o ouro coloca em riscos a saúde dos mineiros. Foto:IRIN/Kenneth Odiwuor
A utilização de mercúrio para extrair artesanalmente o ouro coloca em riscos a saúde dos mineiros. Foto:IRIN/Kenneth Odiwuor

 

Um novo estudo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), intitulado Mercúrio: Hora de Agir, afirma que muitas comunidades nos países em desenvolvimento estão enfrentando riscos de saúde e ambientais associados à exposição ao mercúrio. O documento afirma que regiões da África, Ásia e América do Sul estão sendo atingidas pelo crescente despejo desse metal no meio ambiente, principalmente por causa do uso desse elemento tóxico na mineração de ouro ou por meio da queima de carvão para geração de eletricidade.

Nos últimos 100 anos, as emissões do homem dobraram a quantidade de mercúrio nos cem metros superiores dos oceanos. Concentrações em águas mais profundas aumentaram até 25%. O relatório do PNUMA também avalia, pela primeira vez em nível mundial, a emissão de mercúrio em rios e lagos – boa parte da exposição humana de mercúrio deve-se à ingestão de peixes contaminados.

O mercúrio na natureza é um metal prateado-branco, líquido em temperaturas comuns, que pode ser prejudicial aos seres humanos e ao meio ambiente. Quando liberado pela indústria e outras fontes artificiais, pode permanecer no meio ambiente por séculos. Por isso, as reduções nas emissões de mercúrio podem levar décadas até terem um efeito demonstrável sobre os níveis de mercúrio na natureza e na cadeia alimentar.

O relatório pede ações de governos, indústrias e sociedade civil para fortalecer os esforços pela diminuição das liberações de mercúrio, já que os atrasos nessas ações poderão levar a uma recuperação muito lenta dos ecossistemas e um grande  legado de poluição.

Informe da ONU Brasil, publicado pelo EcoDebate, 11/01/2013


[ O conteúdo do EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa