EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Mais de 600 rinocerontes foram mortos em caça ilegal na África do Sul em 2012

 

Chifres do rinocerontes são traficados para uso 'medicinal' em países asiáticos
Chifres do rinocerontes são traficados para uso ‘medicinal’ em países asiáticos

 

A caça ilegal na África do Sul acabou com a vida de 633 rinocerontes neste ano, informou nesta quarta-feira (19) o Departamento do Meio Ambiente do governo. O número indica que uma média de cerca de duas mortes da espécie por dia. Matéria da EFE, no UOL Notícias.

Em comunicado, o órgão indicou que o número deste ano supera amplamente o de épocas anteriores, com 448 rinocerontes assassinados em 2011 e 333, em 2010.

Segundo as estatísticas do Ministério do Meio Ambiente da África do Sul, a reserva mais afetada foi o Parque Nacional Kruger, que fica no nordeste do país. Desde 1º de janeiro, a reserva perdeu 395 rinocerontes, mais do que um animal por dia.

Quanto à luta contra a caça ilegal, o governo sul-africano informou que, até o momento, foram realizadas 266 detenções (237 caçadores e o restante comerciantes ou compradores).

Em 9 de novembro, um tribunal sul-africano condenou um tailandês a 40 anos de prisão por dirigir uma máfia de tráfico e comércio ilegal de chifres de rinoceronte – o governo quis usar a dura pena de Chumlong Lemtongthai como exemplo.

A máfia, conhecida como Xaysavang, atuava na África do Sul por ser um dos poucos países – junto com a Suazilândia – em que a caça destes animais é permitida. O grupo criminoso obtinha licenças em nome de outras pessoas para abater o animal e traficar os chifres.

A Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas proíbe o comércio de chifres de rinoceronte, uma espécie protegida na África do Sul. Apesar disso, a caça esportiva pode ser feita em parques fiscalizados, contanto que os caçadores sejam acompanhados pelos guardas das reservas. Além disso, as exportações são limitadas e controladas pelo governo. O chifre do animal, por exemplo, pode ser levado apenas como troféu, mas não pode ser exportado com fins lucrativos.

Estes animais correm grave perigo de extinção por conta da caça para a obtenção de marfim que alguns atribuem propriedades medicinais e afrodisíacas, especialmente na Ásia, destino de muitos destas cargas ilegais. Especialistas sul-africanos calculam que restam em torno de 20 mil rinocerontes no país.

Nota do EcoDebate: sobre o mesmo tema, sugerimos que leiam, também, os artigos:

Especismo e ecocídio: a ameaça de extinção dos rinocerontes, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A Crise dos Rinocerontes, artigo de Priscila Salvino

EcoDebate, 20/12/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Mais de 600 rinocerontes foram mortos em caça ilegal na África do Sul em 2012

  • Valdeci Pedro da Silva

    Uma espécie invasora (porque se espalhou por todo o Planeta), dotada de altíssimo poder de destruição e, agora, munida de arma de potencial destruuidor inigualável, chamado capitalismo, será a responsável pelo fim de todas as outras espécies, e, inclusive, pelo seu próprio fim.

    Essa é a espécie Humana, a qual, por se considerar muito importante e merecedora de proteção divina e vida eterna, criou um Deus Pai Todo-Poderoso para cuidar disso.

    É o que há de pior se autovalorizando.

Fechado para comentários.