EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Pesquisas mostram que estamos muito longe alcançar as metas globais de emissões de dióxido de carbono (CO2)

 

emissões de gases de efeito estufa

 

A análise mostra que reduções significativas das emissões são necessárias até 2020, para que seja alcançada a meta de um aumento de até dois graus na temperatura.

De acordo com análise do Global Carbon Project , co-liderada por pesquisadores do Tyndall Centre, da Universidade de East Anglia, as emissões globais de CO2 devem aumentar novamente em 2012, atingindo uma alta recorde de 35,6 bilhões de toneladas.

Este aumento ainda abre o fosso entre os níveis de emissões globais e os níveis de emissões que precisamos alcançar para manter o aquecimento global abaixo da meta internacional de dois graus.

Na verdade, com este último aumento, as emissões globais provenientes da queima de combustíveis fósseis estão mais de 58% acima dos níveis de 1990, ano de referência do Protocolo de Kyoto.

Esta análise foi publicada na revista Nature Climate Change  e os dados estão disponíveis através da revista Earth System Science Data Discussions.

“Eu estou preocupado que os riscos de mudança climática perigosa são muito altos, em nossa trajetória de emissões atual. Precisamos de um plano radical “, diz a diretora do Tyndall Centre, professora Corinne Le Quéré, que liderou a publicação dos dados.

Em uma entrevista para o Planet Earth, Le Quéré, disse que a trajetória atual de emissões pode resultar em um aumento de entre quatro e seis graus centígrados até o final deste século – o que teria efeitos devastadores sobre a nossa capacidade de alimentar e sustentar a população do planeta.

O principal autor da análise, o Dr. Glen Peters, do International Climate and Environmental Research , na Noruega, diz que transições anteriores de energia em países como o Reino Unido, levaram a reduções de emissões da ordem de 5 por cento a cada ano, por mais de uma década. A mesma abordagem entre os países mais poderia ser relevante para a mitigação global, mas conseguir isso exigiria uma ‘política agressiva’.

O relatório mostra que os maiores contribuintes para as emissões globais em 2011 foram China (28 por cento), Estados Unidos (16 por cento), a União Europeia (11 por cento) e Índia (7 por cento).

As emissões da China e da Índia cresceram 9,9 e 7,5 por cento em 2011, enquanto as dos Estados Unidos e da União Europeia diminuíram 1,8 e 2,8 por cento.

Emissões por pessoa na China, foram de 6,6 toneladas de CO 2 , quase tão elevadas quanto as da União Europeia (7,3), mas ainda abaixo das 17,2 toneladas de carbono nos Estados Unidos.

As emissões na Índia foram inferiores a 1,8 toneladas de carbono por pessoa.

Professor Trevor Davies, diretor e presidente do Fudan Tyndall Centre , em Xangai, disse: “Historicamente, outros países têm sido responsáveis ??pela construção da carga de dióxido de carbono na atmosfera. Mas o desafio, hoje, é algo que todos os países devem enfrentar. A inovação que encontramos na China, juntamente com a sua ciência e expertise em tecnologia, significa que o país poderia assumir um papel de liderança importante para enfrentar esse desafio global “.

Os resultados reafirmam a urgência já descrita em relatórios recentes da Agência Internacional de Energia, do Programa das Nações Unidas, do Banco Mundial, da Agência Europeia do Ambiente e da PricewaterhouseCoopers, que as atuais de emissões já estão perigosamente altas e poderiam levar a sérios impactos sociambientais e elevados custos para a sociedade.

The challenge to keep global warming below 2 °C‘, por GP Peters, RM Andrew, T Boden, JG Canadell, P Ciais, C Le Quéré, G Marland, MR Raupach, C Wilson, Nature Climate Change, DOI:10.1038/nclimate1783

The Global Carbon Budget 1959-2011‘, por C Le Quéré et al. Earth System Science Data Discussions 5, 1107-1157. DOI: 10.5194/essdd-5-1107-2012.

EcoDebate, com informações de Adele Rackley, Planet Earth / Natural Environment Research Council

EcoDebate, 04/12/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa