Importância da evidenciação socioambiental, artigo de Roberto Naime

 

cuidado socioambiental

 

[EcoDebate] O tema de responsabilidade social e ambiental das organizações está muito em evidência, bem como a responsabilidade dos indivíduos que habitam o nosso planeta. Pode-se exemplificar através da crescente consciência social e ecológica dos consumidores que poderá ser parte da solução dos problemas ambientais. Dessa forma, o cidadão, enquanto consumidor poderá optar por adquirir um produto fabricado por uma empresa responsável socialmente.

Assim, a responsabilidade social e ambiental das organizações passa necessariamente pela constituição de um modelo de prestação de contas voltado ao atendimento dos interesses dos acionistas e também das partes interessadas.

As empresas, para exercerem suas atividades produtivas, necessitam utilizar vários recursos da sociedade: financeiros (investidores e acionistas); intelectuais (colaboradores diretos e indiretos); da natureza (recursos esgotáveis ou não); bem como a infraestrutura provida pelo estado em nome da sociedade. Esses recursos, após o consumo, são transformados e, posteriormente, disponibilizados para a sociedade através de produtos e serviços. Os resíduos são devolvidos à natureza, afetando, assim, negativamente, o capital natural da humanidade.

No Brasil, as empresas não são obrigadas a divulgar informações relacionadas com a sua responsabilidade social ou ambiental. Normalmente, as empresas o fazem de forma voluntária, ou seja, através de relatórios chamados de relatórios de sustentabilidade, baseados em modelos nacionais ou internacionais, ou como complemento dos Relatórios Financeiros Anuais.

Em alguns países da Europa, de acordo com Kolk (2001), o Reino Unido, a França e Países Baixos possuem orientações mais específicas ou a exigência de prestar contas sobre a Responsabilidade Social Empresarial.

No momento em que a organização decide pela evidenciação voluntária das suas informações, tanto as de caráter social como as de caráter ambiental, é adotada a premissa que os riscos, benefícios e custos envolvidos nesse processo serão conhecidos.

Os estudos sobre o tema evidenciação social e ambiental concentram-se nos países desenvolvidos, particularmente nos Estados Unidos, Austrália, Reino Unido, e países da Europa. No Brasil, até o presente momento, poucas pesquisas foram realizadas sobre o mesmo.

Diante disso, são necessários a realização de estudos acerca da evidenciação social e ambiental em função do baixo número de pesquisas realizadas no país até o presente momento e, também, pela importância de estudos de revisão de literatura para a sistematização do conhecimento científico. Da mesma forma, em função da multidisciplinaridade do tema, o estudo de revisão oportuniza uma avaliação em relação ao papel da contabilidade como geradora de informações obrigatórias e voluntárias das organizações.

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

EcoDebate, 08/11/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top