Resex Ciriaco, no Maranhão, age contra crimes ambientais

 

Resex Ciriaco, no Maranhão, age contra crimes ambientais

 

O combate à caça e pesca ilegais, ao contrabando de animais silvestres, à extração irregular de madeira e às infrações de trânsito, combinado com ações de educação ambiental e divulgação da unidade de conservação, foi o principal objetivo da Operação Praia da Viração II, realizada na Reserva Extrativista (Resex) Ciriaco, no Maranhão. A ação, que ocorreu entre os dias 10 e 13, teve o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental de Açailândia.

A operação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela gestão da unidade com o intuito de efetivar a presença institucional, coibir atividades ilegais na vicinal de acesso à Praia da Viração, no município de Cidelândia, por onde transitam milhares de banhistas. Eles passam pelo interior da resex até as chegar às praias do rio Tocantins. As pessoas vêm de diversas cidades e povoados, como Imperatriz, Açailândia, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios.

Durante os três dias de operação, os agentes realizaram uma barreira de fiscalização em um ponto estratégico da estrada por onde passam os veículos que levam as pessoas à praia da Viração. Todos os carros foram abordados e vistoriados com a devida identificação do condutor. Carros e motos que circulavam irregularmente foram apreendidos e os motoristas, autuados. Houve apreensão também de apetrechos de pesca sem autorização.

Os agentes aproveitavam a oportunidade para desenvolver atividades de educação ambiental junto aos condutores dos veículos e fazer a divulgação da Resex Ciriaco. Alguns motoristas não sabiam que transitavam por uma unidade de conservação federal.

Esta é a segunda ação desse tipo realizada na Reserva Extrativista Ciriaco. O trabalho tem sido avaliado positivamente pela comunidade local e pelos próprios condutores de veículos que afirmam se sentirem mais seguros com a presença dos agentes na região.

Comunicação ICMBio

EcoDebate, 21/08/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

Top