EcoDebate

Plataforma de informação, artigos e notícias sobre temas socioambientais

Notícia

Cotas! Início do resgate da imensa dívida racial e social, artigo de Joelson Meira

 

25% do total de vagas será destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas de acordo com a proporção dessas populações em cada estado (foto: Secom/GovBA)
25% do total de vagas será destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas de acordo com a proporção dessas populações em cada estado (foto: Secom/GovBA)

 

[EcoDebate] ” O Brasil , País das desigualdades , da concentração de renda , exclusão social , entreguismo e subserviência , assiste , nos dias atuais , um pequeno e incipiente movimento de busca do resgate da imensa dívida social e racial , praticada durante séculos , desde que Thomé de Souza apareceu, por volta de 1520 , trazendo em sua caravana uma figura astuta, dissimulada , engenhosa , aventureira , oportunista chamada Garcia D´avila ! Ao fabricar sua engenhoca para moer cana , Garcia D’avila estimulou a busca das ” Peças D’africa ” . O que era isso ? Eram os negros arrancados das colônias africanas portuguesas , para realizarem o percurso do Golfo do Benin até a Bahia de Todos os Santos , nos porões das caravelas , para encontrar o sofrimento, a dor , o trabalho escravo degradante e desumano , gerando riqueza para os representantes do reino e para o próprio reino se manter com o novo mundo ” descoberto ” .

Ai começa uma história de Nação das desigualdades, exclusão , discriminação , escravismo e que se perdura no decorrer dos anos , camuflados em vários momentos do Poder , exercitado pelas elites que iam se sucedendo , após Thomé de Souza !

Os negros atuais , pobres e abandonados desde Zumbi , há duzentos anos , habitam as prisões atuais , pelos furtos mais diversos , enquanto ricos , ladrões do dinheiro público , engravatados e muitos condenados mas sem cumprir pena , desfilam em carrões de 600 mil reais na capital do País desigual !

Os arranjos do Poder Judiciário , as bancas de defesa em que se misturam todos os operadores do Direito , permitem que Justiça no Brasil seja seletiva , onde pretos e pobres chegam primeiro no cumprimento de penas , nas prisões fétidas e desumanas , mais parecendo as masmorras da idade média !

A dívida social é imensa e as cotas , que são um pequeno ensaio para abrir a verdadeira caixa preta do Brasil , começa , nessa quadra histórica do nosso povo , a meter o dedo na exposta ferida da formação econômica e social do País ! Defendo , como advogado , que todos os pretos e pobres que estão cumprindo pena por furto sejam soltos , enquanto não trouxerem seus companheiros engravatados para fazer companhia pelos mesmos crimes praticados. O meu mestre Manoel Ribeiro dizia que a ditadura da Toga é pior que a ditadura militar ! Ressalvado o exagero , ele tinha suas razões em face da larga experiência que acumulou, transitando no Judiciário brasileiro.

Por isso , precisamos ir criando leis , do jeito que o Estado liberal burguês vai permitindo , abrindo caminhos para enlarguecer essa luta trissecular , atrasadíssima em relação a outras nações , onde as elites acordaram para não se acabarem em guilhotinas ou paredões!

No Brasil , nem a lei da igualdade apregoada por Ruy Barbosa é praticada . Qual é essa lei de igualdade de Rui ? ” A verdadeira lei da igualdade consiste em quinhoar desigualmente os desiguais , na medida em que eles se desigualam ” Estamos longe. A reforma agrária aqui não anda , o latifúndio , e agora , o agronegócio com suas comodityes , bancos donos das terras férteis , empresas multinacionais comprando a Amazônia , nenhum Projeto estratégico , nenhum Plano de Metas, nenhuma mobilização nacional , comandada pelo governo legítimo , numa convocação ao povo para construir , em outros marcos , uma gigantesca nação !!!

A base, a essência de uma democracia está na mobilização do povo para a defesa dos seus interesses . As grandes massas não têm consciência da importância da política e têm sido levadas a fazer concessões em troca de quase nada . Outras vezes , se deixam levar por profetas que , prometendo-lhes o paraíso, uma vez no poder , cuidam apenas de perpetuá-lo em seu próprio benefício. A realização de ideias depende da mobilização que é a atividade política fundamental. Sem a mobilização , perdem-se os planos, desfazem-se as ideias, o Estado vegeta na inatividade e os homens veem fugir a confiança em si mesmos e nos seus líderes ! ( Celso Brant)”

Senado aprova cotas sociais e raciais nas Universidades

O Senado Federal aprovou na noite desta 3a. Feira o projeto de lei que reserva vagas em universidades federais para estudantes de escolas públicas, de famílias de baixa renda. A proposta combina cota racial e social. (Vídeo: TV Brasil)

Joelson Meira, advogado, é Secretário de Articulação com a União, da Prefeitura de Camaçari/BA

EcoDebate, 10/08/2012

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Remoção da lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para ecodebate@ecodebate.com.br. O seu e-mail será removido e você receberá uma mensagem confirmando a remoção. Observe que a remoção é automática mas não é instantânea.

Alexa

One thought on “Cotas! Início do resgate da imensa dívida racial e social, artigo de Joelson Meira

  • oscar seixas pedrosa

    APESAR DE TER 59 ANOS. JÁ FUI PESCADOR,EMPREGADO DO GOVERNO, DA INICIATIVA PRIVADA, HOJE SOU COMERCIANTE,TAMBÉM SOU MUITO POLÊMICO, FAÇOS DENÚNCIAS ATÉ PRO PAPA, MAS ESTÁ TUDO COMPLICADO. ESTOU TOTALMENTE CONFUSO. SOU CONTRA COTA RACIAL. SOU AFAVOR DA COTA SOCIAL, EXEMPLO:COTA PARA ESTUDANTES POBRES, PORQUE A MAIORIA DAS CIDADES NÃO TEM ESCOLAS PARTICULARES. E COTA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA, QUE NÃO TENHAM NÍVEL SUPERIOR. VOCÊ NÃO MEDI NINGUÉM PELA COR. NÃO VÃO ME DIZER QUE PELÉ, NELSON MANDELA E ZUMBI, SÃO BRANCOS. VOU PARAR POR AQUI, MESMO PORQUE SOU PRETO E SOU MUITO TRABALHADOR.

Fechado para comentários.